sexta-feira, 20 de julho de 2012

Em nome do pai, prodígio inglês dos saltos quer renascer dentro de casa


Aos 18 anos, Tom Daley supera perda familiar e conta com o apoio da torcida para conquistar o ouro nos Jogos de Londres e retomar o status de fenômeno

Por Rodrigo AlvesRio de Janeiro
Tom Daley saltos ornamentais Londres (Foto: AFP)Aos 18 anos, o inglês Tom Daley sonha com mais
uma reviravolta em sua curta carreira (Foto: AFP)


Tom Daley sabe que o mundo dá voltas. Às vezes duas, três, quatro voltas, com uns parafusos de bônus, tudo em menos de dois segundos, nos dez metros entre a plataforma e a água. É ali no fundo da piscina, com o corpo finalmente relaxado, que o garoto pensa no pai. Acontece toda vez, em cada salto, não importa se é um treino simples ou uma disputa de medalha de ouro. Quando volta à superfície e retoma o fôlego, Tom sabe que o pai não está mais lá, porque o mundo dá voltas.
O inglês de 18 anos, nascido em Plymouth, começou a assombrar o mundo nos saltos ornamentais aos 9. Foi o mais jovem britânico em Pequim-2008, aos 14. Virou campeão mundial em Roma aos 15. Embolsou dois ouros nos Jogos da Amizade aos 16. E o pior parafuso veio aos 17.
O pai Robert, que não desgrudava do filho, morreu com um tumor no cérebro em maio de 2011. Dois meses depois, ainda chorando a perda, Tom viu o companheiro de salto Peter Waterfield cair doente, a uma semana do Mundial de Xangai. A dupla amargou um sexto lugar, e o pódio no individual também não veio. A temporada de 2012 começou com uma lesão na mão que forçou o abandono da National Cup, e uma frustrante sétima posição na Copa do Mundo da Fina. Veio então um punhado de críticas do técnico Alexei Evangulov, que via o jovem mais preocupado em gravar comerciais do que em treinar para as Olimpíadas.
No embalo para Londres
De quatro meses para cá, Daley começou a voltar aos trilhos. Recolheu ouros em Tijuana, Eindhoven, Sheffield e até na sua Plymouth, sobrando no Campeonato Britânico júnior. Agora, o dia que está circulado no calendário é 30 de julho, quando começa a disputa da plataforma de dez metros nos Jogos de Londres. Robert não vai estar lá, mas o Centro Aquático do Parque Olímpico estará apinhado com quase 18 mil ingleses fanáticos gritando a cada vez que o atleta colocar a cabeça para fora da água.
Tom Daley saltos ornamentais Londres (Foto: Getty Images)Daley na inauguração do Centro Aquático, palco dos saltos ornamentais em Londres (Foto: Getty Images)
Em 27 de julho do ano passado, a exatamente um ano da abertura das Olimpíadas, deu para ter uma ideia do barulho. Daley foi convidado para dar o primeiro salto na novíssima instalação, construída especialmente para o evento e desenhada pela badalada arquiteta iraquiana Zaha Hadid. A arquibancada estava longe da lotação, mas a histeria dificultou até a apresentação oficial ao lado da piscina (confira no vídeo). De costas para a piscina, o ídolo local se lançou da plataforma, deu duas piruetas e caiu suave na água. Neste período de menos de dois segundos, Daley garante que não escuta nada e mantém os olhos abertos.
Tom Daley saltos ornamentais Londres (Foto: Getty Images)Daley e sua dupla, Peter Waterfield, na Copa do
Mundo de saltos ornamentais (Foto: Getty Images)
"Apesar da velocidade, eu vejo cada detalhe. A água da piscina é um flash de azul brilhante, e eu conto até cinco tão rápido que nem registro. No último milésimo de segundo, na altura da plataforma de três metros, estico o corpo o máximo que posso, atingindo a água primeiro com minha mão esquerda – a mais forte – e depois com a direita. Cada músculo está contraído para que eu não me lesione. Tudo leva um segundo e nove décimos. Com o impacto equivalente a dois ônibus, atinjo a água a mais de 55 quilômetros por hora. Na hora eu sei se o salto foi bom, porque quando separo minhas mãos, cria-se imediatamente um vácuo que suga meu corpo para baixo por um rasgo na água. Reto, como uma flecha. O sentimento na hora é de alívio por não ter me machucado."
A descrição detalhada está em “Minha história”, biografia oficial lançada por Daley em maio, no dia em que completou 18 anos. Por mais incompleto que seja um livro contando a carreira de alguém que sequer chegou à metade dela, as 300 páginas tiveram para o saltador um efeito maior do de engordar a conta bancária. Serviram para amenizar a perda do pai e colocar as ideias em ordem. Agora ele está diante do maior desafio da vida: competir no maior evento esportivo do planeta, em casa, sem o apoio de Robert, mas com um país inteiro para carregá-lo até o ouro.
Tom Daley saltos ornamentais Londres (Foto: Getty Images)Daley em Xangai-2011: expectativa por mais uma reviravolta, desta vez em casa (Foto: Getty Images)
Fonte :  Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALE COMIGO AGORA...

SEGUIDORES

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS
A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas mudou de local. A travessia seria na praia de Periperi, mas devido a realização de eventos festivos no bairro ficará inviável a realização da prova no local. A etapa vai acontecer na praia de São Thomé de Paripe. Informações: 2ª ETAPA CAMPEONATO BAIANO DE ÁGUAS ABERTAS DIA: 29/04/2012 LOCAL: SÃO THOMÉ DE PARIPE Inscrições até: Quinta-feira, 19 de Abril de 2012 PROVAS: MIRIM / PETIZ / FESTIVAL / PRINCIPAL (4KM) FBDA Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!! -- Postado por DingSports

TOP 5 FEMININO E MASCULINO

TOP 5 FEMININO E MASCULINO
COPA DO MUNDO 10 KM

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

Histórico

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado. Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

Histórico no Brasil

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos, Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.


FONTE : BLOG TUDO SOBRE NATAÇÃO

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano
Já classificados para o Sul-Americano da modalidade, nadadora se sagra pentacampeã brasileira, enquanto atleta leva seu terceiro título na competição

Implosão da Fonte Nova - Falecimento do Clube Olímpico de Salvador

Foi prometido uma piscina de 50 metros no bairro de brotas dentro da FUNDEC , Bonocô e Até agora Nada ... Falta de Respeito com o povo Baiano que todo ano revela Ótimos Atletas no Senário Mundial da Natação.

13ª Edição - Especial de Aniversário - 1 ano EVOLUIR KIDS

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ
COLÉGIO SALESIANO DO SALVADOR CAMPEÃO DO CIRCUITO CVC DE NATAÇÃO ESCOLAR EM 2011 LEVA O TROFÉU INTERESTADUAL PARABÉNS AOS ALUNOS DO SALESIANO

VISUALIZAÇÃO DE PÁGINA

DINGSPORTS APRESENTA...

Minha foto
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Católica de Salvador . Treinador de Equipe de Natação Técnicista e professor de adaptação e iniciação ao meio aquático que a 20 anos presta serviço a sociedade com o intuito de concientizar a todos sobre a importância da prática nas diversas modalidades esportivas e principalmente aquáticas do nosso planeta como fonte maior de saúde,Paz e Alegria.

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'
Nadador americano diz que se prepara para os prováveis seis últimos meses de sua carreira para deixar as raias da forma como sempre sonhou

EDIÇÃO ESPORTES "EVOLUIR KIDS"

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO
Será realizado nesse dia três de setembro no Clube dos 100 na cidade de santo Antônio de Jesus o 3º TROFÉU ENIO LUIS DE NATAÇÃO as 14 horas com a participação da maioria dos Clubes da Capital e Principalmente do Interior do Estado

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico
MAIS UM BAIANINHO RETADO E QUE VEM PARA BRIGAR EM ÁGUAS ABERTAS MUNDO Á FÓRA

MAR GRANDE 2011

ENTREVISTA

Telejornal Infantil Evoluir kids

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS ?

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS  ?
Um parque Ecológico cheio de Aventuras em harmonia total com a Natureza. Venha passear com segurança e conheça mais essa proeza da BAHIA. PODIOSPORTS