sábado, 16 de abril de 2011

Obras na Fonte Nova avançam, mas cronogramas não são divulgados

Em vistoria, Crea/BA detecta pequeno atraso, mas não tem acesso ao calendário da construção

 

 

Em 29 de agosto do ano passado, o Brasil inteiro assistiu pela televisão à implosão da Fonte Nova, em Salvador. Encerravam-se ali as memórias de um acidente trágico que matou sete torcedores, em 25 de novembro de 2007. As estruturas de um gigante frágil e debilitado foram reduzidas a pó em alguns segundos, abrindo caminho para a construção de um novo estádio, uma arena multiuso, com capacidade para abrigar 50 mil pessoas. As lembranças de um estádio que marcou a história da cidade deram lugar aos sonhos daqueles que aguardam a Copa do Mundo de 2014. Projetos, promessas e projeções permeiam o imaginário de torcedores que esperam poder reconstruir na nova Fonte as alegrias de antigamente. Mas um temor é unânime: será que o estádio sai a tempo do Mundial?


O diretor de Engenharia da Arena Fonte Nova garante que sim. De acordo com José Luiz Góis, o estádio será entregue, inclusive, com antecedência para receber a Copa das Confederações:
- Vamos entregar com certa folga, em dezembro de 2012. A data da Copa das Confederações ainda não está definida, mas será entre maio e junho de 2013. Estamos “replanejando” a obra para garantir a conclusão antes da competição, para, assim, a Fifa operar e preparar o equipamento para o primeiro grande teste.

Obras na Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho/ GLOBOESPORTE.COM) 
Etapa de fundação já começou, com a implantação
das vigas (Foto: Eric Luis Carvalho)
 
Quem passa pelo Dique do Tororó, região onde fica a Fonte Nova, já pode ver as vigas de metal presas ao solo. O ritmo das máquinas é incessante. No entanto, uma vistoria realizada nas obras na última semana detectou um pequeno atraso. O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea/BA), Jonas Dantas, destaca que a etapa de fundação começou mais tarde do que prometido e que o prazo de entrega, inclusive, já foi estendido.

- Há atraso de mais ou menos um mês e meio no calendário. A Secretaria de Trabalho e Emprego já sinaliza que a conclusão deve acontecer em janeiro ou fevereiro de 2013, não mais em dezembro de 2012.
Durante a inspeção, a Fonte Nova Participações e Negócios, concessionária responsável pela construção, justificou o retardo nesta etapa da obra. O atraso na liberação de recursos do BNDES, por conta de pendências com Tribunal de Contas da União (TCU), teria atrapalhado o andamento do cronograma.

Mas os torcedores mais preocupados podem ficar tranquilos. Segundo Dantas, o atraso não deve impedir que a obra seja concluída a tempo da Copa das Confederações. E José Luiz Góis acrescenta que o calendário da construção inclui a previsão de possíveis impasses que possam retardar seu término:

- O saldo atual é positivo. Dependemos das chuvas, mas existe um planejamento já contando com este período dentro do cronograma, consideramos dentro da praticabilidade. Quantidade, intensidade das chuvas e outros aspectos... Já consideramos isso – afirmou Góis.
 
Construção andando a contento, mas cronogramas não são divulgados
Apesar do avanço visível das obras na arena, Jonas Dantas ressalta que os cronogramas físico-financeiros da concessionária responsável pela construção não foram apresentados. Durante a vistoria realizada pelo Crea/BA na última semana, Dantas não teve acesso ao calendário, necessário para um diagnóstico preciso sobre o andamento das atividades.

- Quando entramos nas obras, houve dificuldade de acesso aos cronogramas para que pudéssemos determinar se há atraso. Os técnicos nos informaram verbalmente, dizendo que estão desenvolvendo tudo conforme pedido pelo governo – contou o presidente do Crea/BA.
Mesmo assim, Dantas afirma que o órgão vai insistir em obter toda a documentação necessária:
- Nós vamos continuar cobrando todos os dados, principalmente os cronogramas, pra que a gente possa detectar possíveis atrasos. Eles têm obrigação de dar informações e nós temos que agir de forma proativa, ajudar na correção do que precisa ser adequado.

Questionado sobre tal calendário, o diretor de Engenharia da Arena afirma apenas que o estádio será entregue dentro do prazo exigido.

- Não temos um período de entrega, temos um “deadline”. Nosso prazo é 34 meses, que foi passado pela Fifa. O cronograma varia de acordo com a cidade-sede e estamos seguindo o nosso. Estamos totalmente no tempo da obra.

As vistorias serão realizadas em todos os estádios brasileiros que vão sediar jogos da Copa do Mundo pelo Crea, Ministério Público e outros seis órgãos. Salvador foi a terceira cidade a ser avaliada – Brasília e Belo Horizonte foram as primeiras. O processo de inspeção só deve terminar em junho, após visita ao Itaquerão, em São Paulo.

Um projeto grandioso
A Arena Fonte Nova, que tinha investimento inicial previsto para 591 milhões de reais, vai custar cerca de 1,6 bilhão, de acordo com números divulgados pelo TCU. Após a conclusão da construção, o estádio será operado pela Fonte Nova Negócios e Participações por 35 anos.

O projeto prevê a construção de três níveis de arquibancada com assentos cobertos e capacidade para 50 mil espectadores, além de 70 camarotes. A arena deve contar ainda com um restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique do Tororó e cerca de duas mil vagas de estacionamento. De acordo com a concessionária, a estrutura também vai abrigar um Museu do Futebol, Fun Shop e business lounge, que funcionarão independentemente dos jogos.

Fonte : Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALE COMIGO AGORA...

SEGUIDORES

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS
A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas mudou de local. A travessia seria na praia de Periperi, mas devido a realização de eventos festivos no bairro ficará inviável a realização da prova no local. A etapa vai acontecer na praia de São Thomé de Paripe. Informações: 2ª ETAPA CAMPEONATO BAIANO DE ÁGUAS ABERTAS DIA: 29/04/2012 LOCAL: SÃO THOMÉ DE PARIPE Inscrições até: Quinta-feira, 19 de Abril de 2012 PROVAS: MIRIM / PETIZ / FESTIVAL / PRINCIPAL (4KM) FBDA Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!! -- Postado por DingSports

TOP 5 FEMININO E MASCULINO

TOP 5 FEMININO E MASCULINO
COPA DO MUNDO 10 KM

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

Histórico

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado. Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

Histórico no Brasil

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos, Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.


FONTE : BLOG TUDO SOBRE NATAÇÃO

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano
Já classificados para o Sul-Americano da modalidade, nadadora se sagra pentacampeã brasileira, enquanto atleta leva seu terceiro título na competição

Implosão da Fonte Nova - Falecimento do Clube Olímpico de Salvador

Foi prometido uma piscina de 50 metros no bairro de brotas dentro da FUNDEC , Bonocô e Até agora Nada ... Falta de Respeito com o povo Baiano que todo ano revela Ótimos Atletas no Senário Mundial da Natação.

13ª Edição - Especial de Aniversário - 1 ano EVOLUIR KIDS

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ
COLÉGIO SALESIANO DO SALVADOR CAMPEÃO DO CIRCUITO CVC DE NATAÇÃO ESCOLAR EM 2011 LEVA O TROFÉU INTERESTADUAL PARABÉNS AOS ALUNOS DO SALESIANO

VISUALIZAÇÃO DE PÁGINA

DINGSPORTS APRESENTA...

Minha foto
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Católica de Salvador . Treinador de Equipe de Natação Técnicista e professor de adaptação e iniciação ao meio aquático que a 20 anos presta serviço a sociedade com o intuito de concientizar a todos sobre a importância da prática nas diversas modalidades esportivas e principalmente aquáticas do nosso planeta como fonte maior de saúde,Paz e Alegria.

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'
Nadador americano diz que se prepara para os prováveis seis últimos meses de sua carreira para deixar as raias da forma como sempre sonhou

EDIÇÃO ESPORTES "EVOLUIR KIDS"

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO
Será realizado nesse dia três de setembro no Clube dos 100 na cidade de santo Antônio de Jesus o 3º TROFÉU ENIO LUIS DE NATAÇÃO as 14 horas com a participação da maioria dos Clubes da Capital e Principalmente do Interior do Estado

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico
MAIS UM BAIANINHO RETADO E QUE VEM PARA BRIGAR EM ÁGUAS ABERTAS MUNDO Á FÓRA

MAR GRANDE 2011

ENTREVISTA

Telejornal Infantil Evoluir kids

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS ?

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS  ?
Um parque Ecológico cheio de Aventuras em harmonia total com a Natureza. Venha passear com segurança e conheça mais essa proeza da BAHIA. PODIOSPORTS