terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Retrospectiva: o adeus de Phelps, a prata de Thiago e o bronze de Cielo



Nos Jogos Olímpicos de Londres, fenômeno americano se despede das piscinas com mais seis medalhas. Brasileiros também sobem ao pódio




Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro


Quem viu, viu. Quem não viu, terá de torcer para que surja um novo fenômeno das piscinas. Em 2012, o mundo se despediu do maior nome do esporte olímpico: Michael Phelps. No palco onde se sente mais confortável, os Jogos Olímpicos, a estrela americana encerrou sua impressionante carreira, com 22 medalhas. Também em Londres, o nadador brasileiro Cesar Cielo viu o bicampeonato dos 50m livre escapar, enquanto Thiago Pereira, enfim, livrou-se da trave e foi prata nos 400m medley. Jovem astro dos saltos ornamentais, o inglês Tom Daley deixou a desejar competindo em casa. Após ficar em quarto na plataforma sincronizada, encerrou a competição com um bronze na prova individual. Nas maratonas aquáticas da Inglaterra, Poliana Okimoto abandonou a prova com hipotermia, mas Ana Marcela Cunha foi campeã da Copa do Mundo.
Relembre a seguir alguns destaques da temporada 2012 dos esportes aquáticos!
Michael Phelps recebe troféu de maior atleta olímpico (Foto: Reuters)Michael Phelps recebe em Londres o troféu de maior atleta olímpico da história (Foto: Reuters)
header_retrospectiva2012_olimpicos_personagem (Foto: infoesporte)
Michael Phelps joga flores para sua mãe após 4x100m medley nos Jogos de Londres (Foto: Christophe Simon/AFP)Phelps joga flores para sua mãe na despedida
(Foto: Christophe Simon/AFP)
O ano de 2012 foi o último em que o mundo viu o fenômeno Michael Phelps dar suas braçadas históricas. Aos 27 anos, o nadador americano escolheu os Jogos de Londres para encerrar em alto nível a carreira mais vitoriosa da história dos esportes olímpicos. Com mais quatro ouros e duas pratas, se despediu das piscinas somando 22 pódios conquistados nas últimas quatro edições das Olimpíadas, sendo 18 ouros. O astro, porém, segue divulgando o esporte pelo mundo. Em outubro, o destino escolhido foi o Rio de Janeiro.
A estreia de Phelps nos Jogos Olímpicos foi em Sydney 2000, com um quinto lugar nos 200m borboleta. Quatro anos mais tarde, aos 19, começou a mostrar o que era capaz de fazer. Foram seis ouros e dois bronzes em Atenas 2004. Em Pequim 2008, entretanto, que assombrou o mundo ao superar os sete ouros da lenda Mark Spitz em Munique 1972. Ele subiu ao lugar mais alto do pódio na China oito vezes.
header_retrospectiva2012_olimpicos_diachave (Foto: infoesporte)
Thiago Pereira, Natação, 400m (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Thiago Pereira sobe pela primeira vez no pódio
olímpico (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos, Thiago Pereira sentiu a frustração de ficar "no quase". Em Atenas 2004, terminou em quinto nos 400m medley. Quatro anos mais tarde, em Pequim, foi o quarto nos 200m medley. Mas a trave, enfim, saiu da frente do nadador brasileiro em Londres, no dia 28 de julho. Na final dos 400m medley, partiu do quinto lugar na parcial do peito, assumiu o segundo e não deixou que ninguém roubasse a sua medalha de prata. Com o tempo de 4m08s86, chegou atrás apenas de Lochte (4m05s18), deixando o bronze para o japonês Kosuke Hagino (4m08s94). O temido Michael Phelps sequer subiu ao pódio.
header_retrospectiva2012_olimpicos_revelacao (Foto: infoesporte)
No primeiro dia de competições da natação nos Jogos de Londres, a chinesa Shiwen Ye de 16 anos roubou a cena ao bater o recorde mundial e sagrar-se campeã olímpica dos 400m medley. A adolescente levou 4m28s43 para completar a prova, superando o astro americano Ryan Lochte em 17 centésimos na comparação da cronometragem dos últimos 50m. Depois, ainda venceu os 200m medley, com direito a recorde olímpico. O feito da adolescente foi tão impressionante que logo as rivais levantaram suspeita de doping. Nenhuma infração, no entanto, foi confirmada.
header_retrospectiva2012_olimpicos_decepcao (Foto: infoesporte)
Cesar Cielo, Natação, Londres 2012 (Foto: Jonne Roriz / Agência Estado)Cesar Cielo emocionado após o bronze em
Londres (Foto: Jonne Roriz / Agência Estado)
Subir ao pódio dos Jogos Olímpicos é um sonho para qualquer atleta. Mas, às vezes, até mesmo uma medalha pode ter um gostinho amargo. Acostumado com seu lugar cativo no alto do pódio dos 50m livre, Cesar Cielo não conseguiu esconder a decepção de “trocar” o ouro pelo bronze em Londres. Ao terminar a prova, o olhar do brasileiro era de desolação. Depois de quatro anos de domínio absoluto, foi difícil olhar para o placar e ver que a coroa lhe tinha sido tirada.
Em Londres, Cielo tentava o bicampeonato, feito que o colocaria no pequeno grupo formado por Alexander Popov e Gary Hall Jr. O francês Florent Manaudou, porém, surpreendeu ao vencer a prova, com o tempo de 21s34. O americano Cullen Jones ficou com a prata (21s54), seguido pelo brasileiro (21s59).
header_retrospectiva2012_olimpicos_mico (Foto: infoesporte)
salto ornamento Tom Daley londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Tom Daley decepciona ingleses nas Olimpíadas
em casa (Foto: Agência Reuters)
Tom Daley ilustrou outdoors, decoração de lojas, panfletos de competição, faixas, camisas... Não existiam dúvidas. O jovem fenômeno dos saltos ornamentais era o queridinho dos ingleses para os Jogos Olímpicos disputados em casa. Mas toda a expectativa depositada no atleta foi por água abaixo. Na plataforma de 10m sincronizada, um erro do parceiro Peter Waterfield custou qualquer chance de pódio. A dupla terminou em quarto lugar. Em resposta à performance ruim, internautas ingleses ofenderam o saltador nas redes sociais. O atleta contestou as críticas e se envolveu em uma das polêmicas dos Jogos de Londres. Mas a compensação veio com a medalha de bronze na prova individual.
header_retrospectiva2012_olimpicos_depoimento (Foto: infoesporte)
“Sinceramente, eu nadei para defender o título. Queria ganhar os 50m livre mais um ano. Não foi a noite que imaginei para mim, mas tenho a medalha no bolso. Agora, bola para frente, é mais uma medalha importante. Já são nove, contando os Mundiais. Não posso em momento algum reclamar da minha carreira, é mais um ano no pódio (...). Peço desculpas, não foi suficiente. Era o que eu tinha (...). Lógico que eu gostaria que fosse de outra cor, mas ficar chorando sobre isso seria perda de tempo e coisa de mau perdedor. É mais uma medalha olímpica que vou colocar na minha carreira e começar a pensar mais para frente. Agora, está muito recente. Quem sabe nos próximos anos vai ser uma medalha que vai fazer parte de muito orgulho da minha carreira.”, disse Cielo, um dia depois de ver o bicampeonato olímpico dos 50m livre escapar.
header_retrospectiva2012_olimpicos_lembradisso (Foto: infoesporte)
Poliana Okimoto era uma das favoritas ao ouro na prova de maratona aquática dos Jogos de Londres. Uma crise de hipotermia, no entanto, tirou a atleta da disputa. A brasileira lutou o quanto pôde, mas desistiu da missão quando entrou na quinta volta das seis previstas. Ao sair do lago, teve um desmaio e foi levada de cadeira de rodas para o centro médico da instalação. Aquecida e com oxigênio, logo teve sua pressão estabilizada.
Outro destaque da maratona brasileira, Ana Marcela Cunha não conseguiu vaga para disputar os Jogos de Londres. A baiana, no entanto, venceu o Circuito da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas.
header_retrospectiva2012_olimpicos_imagem (Foto: infoesporte)
Dueto do nado sincronizado Lara e Nayara vestidas de Chaves e Chapolin (Foto: Divulgação MVP Sports)Dueto do nado sincronizado do Brasil, formado por Lara e Nayara, encantou os mexicanos com uma criativa coreografia em homenagem aos seriados 'Chaves' e 'Chapolin', em novembro (Foto: Divulgação MVP Sports)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALE COMIGO AGORA...

SEGUIDORES

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS
A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas mudou de local. A travessia seria na praia de Periperi, mas devido a realização de eventos festivos no bairro ficará inviável a realização da prova no local. A etapa vai acontecer na praia de São Thomé de Paripe. Informações: 2ª ETAPA CAMPEONATO BAIANO DE ÁGUAS ABERTAS DIA: 29/04/2012 LOCAL: SÃO THOMÉ DE PARIPE Inscrições até: Quinta-feira, 19 de Abril de 2012 PROVAS: MIRIM / PETIZ / FESTIVAL / PRINCIPAL (4KM) FBDA Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!! -- Postado por DingSports

TOP 5 FEMININO E MASCULINO

TOP 5 FEMININO E MASCULINO
COPA DO MUNDO 10 KM

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

Histórico

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado. Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

Histórico no Brasil

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos, Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.


FONTE : BLOG TUDO SOBRE NATAÇÃO

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano
Já classificados para o Sul-Americano da modalidade, nadadora se sagra pentacampeã brasileira, enquanto atleta leva seu terceiro título na competição

Implosão da Fonte Nova - Falecimento do Clube Olímpico de Salvador

Foi prometido uma piscina de 50 metros no bairro de brotas dentro da FUNDEC , Bonocô e Até agora Nada ... Falta de Respeito com o povo Baiano que todo ano revela Ótimos Atletas no Senário Mundial da Natação.

13ª Edição - Especial de Aniversário - 1 ano EVOLUIR KIDS

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ
COLÉGIO SALESIANO DO SALVADOR CAMPEÃO DO CIRCUITO CVC DE NATAÇÃO ESCOLAR EM 2011 LEVA O TROFÉU INTERESTADUAL PARABÉNS AOS ALUNOS DO SALESIANO

VISUALIZAÇÃO DE PÁGINA

DINGSPORTS APRESENTA...

Minha foto
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Católica de Salvador . Treinador de Equipe de Natação Técnicista e professor de adaptação e iniciação ao meio aquático que a 20 anos presta serviço a sociedade com o intuito de concientizar a todos sobre a importância da prática nas diversas modalidades esportivas e principalmente aquáticas do nosso planeta como fonte maior de saúde,Paz e Alegria.

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'
Nadador americano diz que se prepara para os prováveis seis últimos meses de sua carreira para deixar as raias da forma como sempre sonhou

EDIÇÃO ESPORTES "EVOLUIR KIDS"

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO
Será realizado nesse dia três de setembro no Clube dos 100 na cidade de santo Antônio de Jesus o 3º TROFÉU ENIO LUIS DE NATAÇÃO as 14 horas com a participação da maioria dos Clubes da Capital e Principalmente do Interior do Estado

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico
MAIS UM BAIANINHO RETADO E QUE VEM PARA BRIGAR EM ÁGUAS ABERTAS MUNDO Á FÓRA

MAR GRANDE 2011

ENTREVISTA

Telejornal Infantil Evoluir kids

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS ?

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS  ?
Um parque Ecológico cheio de Aventuras em harmonia total com a Natureza. Venha passear com segurança e conheça mais essa proeza da BAHIA. PODIOSPORTS