domingo, 18 de novembro de 2012

Cielo se agarra ao instinto para voltar ao topo: 'Tenho minhas convicções'

Cielo se agarra ao instinto para voltar ao topo: 'Tenho minhas convicções'

Com Luiz Carlos Jr. narrando suas braçadas, nadador se arrepende de ter nadado 100m livre em Londres e relembra doping: 'Uma das maiores vitórias'

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
 

 Naqueles poucos segundos debaixo d’água, Cesar Cielo pensa em tudo. Lembra de um compromisso que tem pela frente, da música que ouvia no carro, da marca que pretende alcançar... E, por vezes, imita mentalmente a voz de Luiz Carlos Júnior. É o narrador do SporTV quem costuma guiar as braçadas do maior nadador brasileiro, da largada até o metro final cada vez que entra na piscina. Mesmo em dias como os de agora, longe das competições, pautado por treinos leves e pelo estágio final de recuperação da pequena intervenção cirúrgica que fez para acabar com uma inflamação nos dois joelhos. Cielo não esquece seu lado competitivo. Treina para tomar de novo para si o posto de homem mais rápido do mundo da natação. E, ainda que evite lamentar os resultados nos últimos Jogos de Londres, admite: teria dado passos diferentes para não perder a soberania nos 50m livre.
Em entrevista ao "Esporte Espetacular", Cielo reconhece que lutou contra o próprio instinto ao nadar os 100m livre em Londres. Desde abril, ele diz, não se sentia confiante para repetir as últimas grandes competições, quando, mesmo nadando a prova que não é sua especialidade, conseguia se manter intacto nos 50m livre. Bronze nas Olimpíadas, ele terá menos de quatro anos para recuperar o posto de campeão olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. E, para isso, passará a se guiar apenas pelas próprias convicções.

Cesar Cielo entrevista Esporte Espetacular (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM) 
Após decepção em Londres, Cielo reabre o sorriso (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)
 
- Naquele dia, eu já sabia que seria complicado logo no aquecimento. As minhas coxas não respondiam do jeito que era normal. No aquecimento, eu já sabia. Faria diferente, não nadaria os 100m. Eu sabia que não ganharia os 100m. Apesar de parecer péssimo para todo mundo ouvir, entrei na piscina pensando no segundo lugar nos 100m. E acabei em sexto. Preciso priorizar o que é importante para mim. No Rio, provavelmente não vou nadar os 100m. Tenho minhas convicções. É por isso que eu escolhi a natação, um esporte individual. Se der algo errado, a culpa é minha. O maior prejuízo é meu. Tenho muito mais derrotas do que vitórias. As vitórias, graças a Deus, são as mais lembradas, mas eu já perdi muito. No pódio, eu já sabia o que tinha feito de errado. Essa parte analítica é muito forte. Mas eu não quero ficar o resto da minha vida imaginando como seria se eu tivesse focado apenas nos 50m.

Cesar Cielo entrevista Esporte Espetacular (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM) 
Cielo diz que pressão no Rio será maior
(João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)
 
Cielo sabe da importância do próximo ciclo olímpico. No momento em que o Brasil receberá sua primeira edição dos Jogos, o nadador reconhece que, mais do que nunca, a atenção da mídia e do público estará voltada para o esporte. Mas o fator casa não é visto como algo tão positivo assim. Na direção contrária aos outros atletas compatriotas, o nadador não acha que se sentirá tão à vontade na competição no Rio.
- Não sou dos caras que acham que competir em casa é bom, não. Não sei. Não vai ser fácil para ninguém. No Pan já foi assim. A cobrança vai ser ainda maior. Não me incomoda, mas sei que não será fácil. Lógico que quero ganhar as Olimpíadas em casa. Minha vida vai ser em torno disso. Em 2016, vou olhar para trás e ver o que eu fiz. E vou ver que eu só nadei. Tudo em busca desse ouro – disse Cielo, que ainda se vê nadando nos Jogos de 2020, caso não seja “atropelado pela nova geração”.
Antes disso, porém, Cielo tem outros objetivos. Bicampeão mundial nos 50m livre, o nadador quer buscar um inédito tricampeonato com títulos em sequência em Barcelona, no próximo ano. Quer também voltar a subir no lugar mais alto do pódio nos 50m borboleta, como fez em Xangai, em 2011.
- Eu quero esse tri. Sei que há algo especial para mim no ano que vem. E não vou deixar nada atrapalhar isso.
No último Mundial, Cielo vivia o maior turbilhão de sua carreira. Flagrado no exame antidoping pelo uso do diurético furosemida durante o Troféu Maria Lenk, meses antes, o nadador ainda não sabia se poderia entrar na piscina em Xangai a três dias do início da competição. Apenas advertido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), ele foi liberado e conquistou dois ouros, além de um quarto lugar nos 100m livre.

Cesar Cielo entrevista Esporte Espetacular (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM) 
Cielo: sobreviver ao doping foi uma das maiores vitórias (João Gabriel /GLOBOESPORTE.COM)
 
À época, Cielo comprava os suplementos – à base de cafeína – em uma farmácia de manipulação de Santa Bárbara d'Oeste – sua cidade natal. Segundo ele, após um erro na fabricação, um dos produtos foi contaminado. Depois de ser flagrado em exame antidoping, o nadador iniciou uma batalha para provar sua inocência. Ele diz que, naquele momento, foi a primeira vez que se viu realmente pressionado.

- Era a farmácia que meu avô usava, tínhamos confiança no lugar. Nunca ia imaginar que isso fosse acontecer. Mas ficou claro que ninguém ganhou nada com isso. Eu considero uma das maiores vitórias da minha carreira. Três atletas receberam apenas uma advertência. Fiquei um mês sem comer, sem dormir para o Mundial. Eu perdi 5kg. Quando entrava na piscina, parecia que estava nadando em uma gelatina. Foi difícil, complicado. Quando olhei para o espelho em Xangai, foi a primeira vez que me senti realmente pressionado, com todos contra mim. Mas deu tudo certo, só gosto de lembrar da superação.

Cesar Cielo entrevista Esporte Espetacular (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM) 
Cesar Cielo quer nadar até os Jogos de 2020
(João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)
 
Entre os que torceram contra estavam antigos ídolos, como Alexander Popov. À época, o russo fez duras críticas ao fato de o brasileiro ter sido apenas advertido. Cielo prefere não rebater, mas reconhece que não esperava a postura do ex-nadador.

- Eu não escutei nada do que falavam. Sei o quanto de legítimo tenho nas minhas vitórias e nos meus recordes. A gente, no Brasil, sempre vive um pouco atrás. Quando alguém ganha algo, sempre falam que foi favorecido de alguma maneira. Dá para o Brasil ganhar, sim. Esse problema não afetou meu jeito de pensar. Alguns eram ídolos, hoje não são mais. Não faço esse tipo de coisa (atacar os outros na mídia). Achei insensível da parte dele. A roda de amigos vai ficando cada vez menor – afirmou.
Cielo diz ser das pessoas mais emotivas, ainda que não goste de demonstrar isso. Afirma que, por diversas vezes, chorou ainda debaixo d’água, com as lágrimas escondidas pelos óculos. Faz parte do show tentar não expor esse lado chorão.
- Eu viajo muito nadando. Fico emocionado várias vezes, tenho vários pensamentos. Não sou o tipo de cara que vai chorar vendo “Marley e eu” (filme que conta a história da relação entre um cachorro e seu dono). Mas, quando vi “Coach Carter” (estrelado por Samuel L. Jackson, sobre a vida de um treinador de basquete universitário), tive de me segurar. A gente sabe que é daquele jeito, aquele esforço, aquela pressão. Reconhecer algumas coisas da nossa vida me deixa muito emotivo, libera esse lado emocional.
Cielo ainda não sabe quando voltará às competições. Diz que a recuperação da intervenção cirúrgica nos joelhos foi mais rápida do que imaginou. “Em uma semana, já estava na academia, treinando”, ele diz. Mas, ainda mais importante que o retorno, é o amadurecimento que o nadador diz ter enfrentado entre Pequim e Londres. No sorriso sem graça que abre ao ser perguntado sobre a nova namorada, o principal nadador do Brasil mostra que ainda guarda muito do menino tímido de Santa Bárbara d’Oeste. Mas, dentro d’água, surge Cesão, sempre disposto a superar ainda mais desafios.
- Sou um cara mais maduro agora. Basicamente, é isso. Foi isso que o tempo fez. Eu não consigo esconder as coisas. Se tem uma prova que eu não nadei bem, dou aquela entrevista emburrado. Não consigo ser ator, nunca consegui mesmo. Eu sou isso aqui, sou desse jeito. Tem hora que não dá para ganhar, tem hora que simplesmente não dá certo.

Cesar Cielo entrevista Esporte Espetacular (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM) 
Cielo se diz mais maduro após bronze em Londres 
(João Gabriel / GLOBOESPORTE.COM)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALE COMIGO AGORA...

SEGUIDORES

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS
A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas mudou de local. A travessia seria na praia de Periperi, mas devido a realização de eventos festivos no bairro ficará inviável a realização da prova no local. A etapa vai acontecer na praia de São Thomé de Paripe. Informações: 2ª ETAPA CAMPEONATO BAIANO DE ÁGUAS ABERTAS DIA: 29/04/2012 LOCAL: SÃO THOMÉ DE PARIPE Inscrições até: Quinta-feira, 19 de Abril de 2012 PROVAS: MIRIM / PETIZ / FESTIVAL / PRINCIPAL (4KM) FBDA Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!! -- Postado por DingSports

TOP 5 FEMININO E MASCULINO

TOP 5 FEMININO E MASCULINO
COPA DO MUNDO 10 KM

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

Histórico

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado. Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

Histórico no Brasil

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos, Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.


FONTE : BLOG TUDO SOBRE NATAÇÃO

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano
Já classificados para o Sul-Americano da modalidade, nadadora se sagra pentacampeã brasileira, enquanto atleta leva seu terceiro título na competição

Implosão da Fonte Nova - Falecimento do Clube Olímpico de Salvador

Foi prometido uma piscina de 50 metros no bairro de brotas dentro da FUNDEC , Bonocô e Até agora Nada ... Falta de Respeito com o povo Baiano que todo ano revela Ótimos Atletas no Senário Mundial da Natação.

13ª Edição - Especial de Aniversário - 1 ano EVOLUIR KIDS

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ
COLÉGIO SALESIANO DO SALVADOR CAMPEÃO DO CIRCUITO CVC DE NATAÇÃO ESCOLAR EM 2011 LEVA O TROFÉU INTERESTADUAL PARABÉNS AOS ALUNOS DO SALESIANO

VISUALIZAÇÃO DE PÁGINA

DINGSPORTS APRESENTA...

Minha foto
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Católica de Salvador . Treinador de Equipe de Natação Técnicista e professor de adaptação e iniciação ao meio aquático que a 20 anos presta serviço a sociedade com o intuito de concientizar a todos sobre a importância da prática nas diversas modalidades esportivas e principalmente aquáticas do nosso planeta como fonte maior de saúde,Paz e Alegria.

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'
Nadador americano diz que se prepara para os prováveis seis últimos meses de sua carreira para deixar as raias da forma como sempre sonhou

EDIÇÃO ESPORTES "EVOLUIR KIDS"

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO
Será realizado nesse dia três de setembro no Clube dos 100 na cidade de santo Antônio de Jesus o 3º TROFÉU ENIO LUIS DE NATAÇÃO as 14 horas com a participação da maioria dos Clubes da Capital e Principalmente do Interior do Estado

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico
MAIS UM BAIANINHO RETADO E QUE VEM PARA BRIGAR EM ÁGUAS ABERTAS MUNDO Á FÓRA

MAR GRANDE 2011

ENTREVISTA

Telejornal Infantil Evoluir kids

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS ?

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS  ?
Um parque Ecológico cheio de Aventuras em harmonia total com a Natureza. Venha passear com segurança e conheça mais essa proeza da BAHIA. PODIOSPORTS