terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Natação fecha o ano em Istambul



Istambul/TUR – O 11º Campeonato Mundial em Piscina Curta de Istambul que começa nesta quarta-feira, 12/12, com eliminatórias às 5h da manhã e finais a partir das 13h30 pelo horário de Brasília, fecha o ano para a natação. A competição vai até domingo, 16/12, e delegação brasileira conta com 19 atletas (8 mulheres e 11 homens) entre os 911 nadadores das 161 nações participantes.
Para a natação brasileira e também para as principais potências da modalidade o mundial de Istambul inaugura uma fase de transição, mesclando veteranos com nomes que já estão sendo postos à prova para o período que vai até 2016. No entanto, algumas estrelas muito conhecidas estarão na piscina do Sinam Erdem Dome como os medalhistas olímpicos Ryan Lochte (EUA), Ye Shiwen (CHN), Federica Pellegrini e Fabio Scozzoli (ITA), Laszlo Cseh (HUN) e Florent Manaudou (FRA).
Nicholas Santos, nos 50m borboleta, na sexta-feira, 14/12, é uma das grandes chances de medalha pra o Brasil que no primeiro dia de provas em Istambul terá nadadores  em sete provas e com chances de finais. O primeiro a cair na água nas eliminatórias da primeira etapa será Vinícius Waked, na nona das 10 séries dos 200m livre. Em seguida virão os 100m costas, com Guilherme Guido na última das sete séries e Daniel Ozerchowski, na penúltima.
As mulheres estreiam com Fabíola Molina e Etiene Medeiros na sexta série dos 100m costas e depois entrará Beatriz Travalon, na última série dos 50m peito. As quatro provas seguintes são masculinas e com boas perspectivas para João Gomes Jr. e Felipe Lima, respectivamente, na nona e na décima série dos 100m peito.
Kaio Márcio compete na oitava das 10 baterias dos 100m borboleta e o time brasileiro de 4x100m livre, fecha as eliminatórias para o país com Guilherme Roth, Fernando Ernesto Santos, Leonardo Alcover e Vinícius Waked. João Gomes Júnior, que por pouco não integrou o time brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres, disse que a vivência do ciclo olímpico que encerrou lançou as bases para ter mais sucesso nesta nova fase.
- Foi muito duro ficar de fora das Olimpíadas, mas passou. Uma coisa que acho que não posso repetir é o excesso de pressão muito cedo. Depois da última seletiva Olímpica, precisei de um tempo para reorganizar a cabeça e fui voltando aos poucos. Vivi um ciclo todo e faltou muito pouco para concluir da forma ideal, mas ganhei a experiência para viver tudo de novo, mas com um desfecho diferente e melhor – disse.
O recomeço pelo fim – Para a equipe técnica o Mundial de Istambul, apesar de estar encerrando um ciclo, também é o começo de uma nova metodologia de trabalho. Esta será a primeira competição em que Alberto Silva e Fernando Vanzella estão à frente, respectivamente, dos times masculino e feminino da seleção brasileira, ambos sob a supervisão do professor Ricardo de Moura.
Alberto Silva, que por muitos anos foi o principal treinador do Esporte Clube Pinheiros e atualmente prepara a equipe Pro 16, que tem Cesar Cielo Filho como o maior expoente, disse que o planejamento está sendo finalizado.
- O trabalho ainda está sendo planejado e será apresentado no início do ano que vem, quando a CBDA vai reunir numa clínica cerca de 80 atletas e 40 técnicos, mas já demos alguma noção do que está sendo pensado aos atletas que estão aqui.  No meu caso vou dar continuidade a um trabalho que tem êxito e que é muito alinhado com o Ricardo de Moura (supervisor técnico de natação da CBDA) já há bastante. No tempo certo vão sair os critérios e todos os detalhes de como será a caminhada a partir de 2013 – explicou.
Fernando Vanzella tem nas mãos o desafio de auxiliar a natação feminina na subida de patamar no cenário internacional.
- Já me reuni com as meninas que estão aqui e conversamos. Elas se sentiram bem e felizes por terem agora um olhar voltado para elas. É como o Alberto disse, estamos nos ajustes finais e ainda não é uma apresentação oficial do projeto, mas aqui já começamos a fazer alguns testes – disse.
Tradição em 25 metros – O Brasil tem uma história de sucesso na competição. Entre as 43 nações que já subiram ao pódio nas 10 edições anteriores, o país ocupa o 10º lugar com 23 medalhas (11 de ouro, sete de prata e 10 de bronze), tem quatro atletas entre os maiores medalhistas masculinos da competição – Gustavo Borges em 7º lugar com 10 pódios no total somadas as edições de 93, 95, 97 e 2002; Fernando Scherer, Cesar Cielo e Kaio Márcio empatados em 33º lugar com cinco medalhas cada um. Gustavo também é o brasileiro com mais medalhas de ouro nos Mundiais em Piscina Curta até hoje, com quatro vitórias no currículo.
A edição que teve mais brasileiros no pódio foi em 2010, em Dubai, quando a seleção voltou para casa com oito medalhas (três de ouro, uma de prata e quatro de bronze) e o sétimo lugar no quadro de medalhas.
O Brasil participa do Mundial em Piscina Curta de Istambul com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo e Sadia.
Equipe Brasileira 
Homens – Leonardo Alcover, Kaio Márcio Almeida, João Gomes Junior, Guilherme Guido, Felipe Lima, Daniel Ozerchowski, Fernando Ernesto Santos, Guilherme Roth dos Santos, Nicholas Santos, Thiago Simon e Vinícius Waked.
Mulheres – Alessandra Marchioro, Beatriz Travalon, Daynara de Paula, Fabíola Molina, Flávia Delarolli-Cazziolato, Etiene Medeiros, Larissa Oliveira e Tatiana Lemos.
Programa de provas (Eliminatórias)12/12 – Quarta-Feira – 200m livre masculino / 50m peito feminino / 100m costas masculino / 200m borboleta feminino / 100m peito masculino / 100m costas feminino/ 100m borboleta masculino / 400m medley feminino/ 4x100m livre masculino/ 4x200m livre feminino
13/12 – Quinta-Feira – 100m livre feminino (Alessandra Marchioro e Larissa Oliveira) / 400m medley masculino / 50m borboleta feminino (Daynara de Paula) / 50m livre masculino (Leonardo Alcover e Nicholas Santos) / 100m medley feminino (Flávia Delaroli Cazziolato) / 4x200m livre masculino / 800m livre feminino
14/12 – Sexta-feira – 50m costas masculino (Guilherme Guido e Daniel Ozerchowski) / 200m costas feminino / 50m borboleta masculino (Kaio Márcio Almeida)/ / 400m livre masculino/ 200m medley masculino (Thiago Simon) / 400m livre feminino / 200m peito masculino / 4x100m medley feminino.
15/12 – Sábado – 50m costas feminino (Fabíola Molina e Etiene Medeiros) / 100m livre masculino (Guilherme Roth dos Santos) / 100m borboleta feminino (Daynara de Paula) / 100m medley masculino (Thiago Simon) / 50m livre feminino (Flavia Delaroli Cazziolato e Alessandra Marchioro) / 200m medley feminino / 50m peito masculino (João Gomes Junior e Felipe Lima) / 4x100m livre feminino
16/12 – Domingo – 200m costas masculino / 200m peito feminino (Beatriz Travalon) / 200m borboleta masculino / 200m livre feminino / 4x100m medley masculino/ 1500m masculino.
Eliana Alves
Fonte : CBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALE COMIGO AGORA...

SEGUIDORES

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS
A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas mudou de local. A travessia seria na praia de Periperi, mas devido a realização de eventos festivos no bairro ficará inviável a realização da prova no local. A etapa vai acontecer na praia de São Thomé de Paripe. Informações: 2ª ETAPA CAMPEONATO BAIANO DE ÁGUAS ABERTAS DIA: 29/04/2012 LOCAL: SÃO THOMÉ DE PARIPE Inscrições até: Quinta-feira, 19 de Abril de 2012 PROVAS: MIRIM / PETIZ / FESTIVAL / PRINCIPAL (4KM) FBDA Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!! -- Postado por DingSports

TOP 5 FEMININO E MASCULINO

TOP 5 FEMININO E MASCULINO
COPA DO MUNDO 10 KM

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

Histórico

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado. Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

Histórico no Brasil

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos, Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.


FONTE : BLOG TUDO SOBRE NATAÇÃO

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano
Já classificados para o Sul-Americano da modalidade, nadadora se sagra pentacampeã brasileira, enquanto atleta leva seu terceiro título na competição

Implosão da Fonte Nova - Falecimento do Clube Olímpico de Salvador

Foi prometido uma piscina de 50 metros no bairro de brotas dentro da FUNDEC , Bonocô e Até agora Nada ... Falta de Respeito com o povo Baiano que todo ano revela Ótimos Atletas no Senário Mundial da Natação.

13ª Edição - Especial de Aniversário - 1 ano EVOLUIR KIDS

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ
COLÉGIO SALESIANO DO SALVADOR CAMPEÃO DO CIRCUITO CVC DE NATAÇÃO ESCOLAR EM 2011 LEVA O TROFÉU INTERESTADUAL PARABÉNS AOS ALUNOS DO SALESIANO

VISUALIZAÇÃO DE PÁGINA

DINGSPORTS APRESENTA...

Minha foto
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Católica de Salvador . Treinador de Equipe de Natação Técnicista e professor de adaptação e iniciação ao meio aquático que a 20 anos presta serviço a sociedade com o intuito de concientizar a todos sobre a importância da prática nas diversas modalidades esportivas e principalmente aquáticas do nosso planeta como fonte maior de saúde,Paz e Alegria.

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'
Nadador americano diz que se prepara para os prováveis seis últimos meses de sua carreira para deixar as raias da forma como sempre sonhou

EDIÇÃO ESPORTES "EVOLUIR KIDS"

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO
Será realizado nesse dia três de setembro no Clube dos 100 na cidade de santo Antônio de Jesus o 3º TROFÉU ENIO LUIS DE NATAÇÃO as 14 horas com a participação da maioria dos Clubes da Capital e Principalmente do Interior do Estado

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico
MAIS UM BAIANINHO RETADO E QUE VEM PARA BRIGAR EM ÁGUAS ABERTAS MUNDO Á FÓRA

MAR GRANDE 2011

ENTREVISTA

Telejornal Infantil Evoluir kids

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS ?

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS  ?
Um parque Ecológico cheio de Aventuras em harmonia total com a Natureza. Venha passear com segurança e conheça mais essa proeza da BAHIA. PODIOSPORTS