quarta-feira, 9 de março de 2011

Slater bate Taj em final apertada e abre ano com vitória, a 46ª na carreira

Americano decacampeão mundial derruba aussie, defensor do título, e vence pela quinta vez na Gold Coast, na abertura da temporada

Durante a semana, Kelly Slater passou mal, tomou susto, caiu para a repescagem. Nesta quarta-feira de cinzas, ressurgiu novo em folha. Nem Taj Burrow, defensor do título, queridinho da torcida australiana e exímio conhecedor local, conseguiu detê-lo. Perdeu por pouco mais de um ponto - 11,20 x 10,17. Em uma quase irreconhecível Snapper Rocks, o americano arrancou tudo o que pôde na última bateria, até os últimos segundos. E, depois de dois anos de frustrações na Gold Coast, conquistou a etapa de abertura da temporada pela quinta vez. Trinta e nove anos de idade, 46 vitórias em campeonatos. Um grande passo para o 11º caneco do Circuito Mundial... ou para a aposentadoria.
- Eu me diverti muito, foi até fácil - disse ele, meio brincando, já prevendo perguntas sobre o futuro.

Slater faz a manobra na decisão contra Taj: mais um título na carreira (Foto: Divulgação asp)


Assim como Slater, Taj também passou pela repescagem durante a semana. Foi depois de um tropeço em Alejo Muniz. O brasileiro parou apenas nas quartas, diante do sul-africano Jordy Smith. Depois dele, o melhor brasuca foi Adriano de Souza, o Mineirinho, derrotado na repescagem justamente por...Taj.
Para o americano, a Gold Coast não trazia boas lembranças recentes. Desde o título de 2008, acumulava resultados pífios. Em 2009, foi derrotado na terceira fase pelo aussie Julian Wilson, então convidado. No ano passado, terminou em nono ao perder nas oitavas para o sul-africano Jordy Smith, vice do mundo em 2010.
surfe kelly slater gold coast 2011 (Foto: Divulgação asp)
Slater é carregado pela torcida após o título
na Gold Coast (Foto: Divulgação asp)
A estreia de Slater este ano foi tranquila. Empurrou os aussies Kai Otton e Matt Banting e passou direto à terceira fase. Depois de uma semana de folga, enfim voltou a entrar em ação. De novo encarou Banting e não deu chances.

Na quarta fase, um susto diante de outro Matt, Wilkinson. O australiano, sensação do campeonato, venceu a bateria tripla contra o americano e o taitiano Michel Bourez. O careca tinha dormido mal, sofria com uma problemas no estômago. Segurou uma incômoda lanterna e seguiu com ela para a repescagem.
Lá perto da degola, apertou o botão "reset" e fez as pazes com a vitória, agora sobre o aussie Adrian Buchan. Era hora de dormir. E, nesta quarta, pareceu acordar bem disposto. Nas quartas, uma vitória sobre o havaiano Dusty Payne, que, por sua vez, ainda estava meio sonolento.
Slater apoiou uma paralisação. Tanto os surfistas quanto os organizadores achavam que, com maré baixa, as ondas ficariam melhores. Tinha sido assim nos dias anteriores. Depois das quartas, uma pausa de quase quatro horas. No retorno, porém, se viram diante de uma temperamental Snapper, que ora se abria para uma nota à beira da perfeição, ora deixava um favorito remando, perdido e frustrado.
Nas semifinais, Slater teve de encarar o português Tiago Pires, surfista que o tinha vencido nos três últimos duelos. Conseguiu enfim dar o troco. Estava difícil segurar o careca original. Taj aplicou uma combinação em Jordy Smith.
Surfe Taj Burrow quartas Gold Coast (Foto: Divulgação/ASP)
Taj se desdobra em Snapper (Foto: ASP)
Quando soou a buzina para a final, Slater achou um microtubo escondido numa direita. Arrancou 5,00. Na segunda onda, girou em uma rasgada, mas não conseguiu completá-la. Sem prioridade, tratou de ir para perto da pedra. Taj se afastou do pico. Ficou mais para o lado esquerdo, perto do inside.

O aussie remou bastante para entrar na primeira onda. Bateu forte numa rabeta, mas a prancha descolou de seus pés. Ganhou um fraco 3,00. Slater acrescentou um 5,27 e ampliou a liderança. Com a prioridade e precisando de 7,27, o aussie entrou numa onda do americano mais para evitar que ele ganhasse uma nota boa.

Slater desperdiçou a prioridade ao cair em uma onda fraca, e Taj entrou a toda na que vinha atrás, mas ela fechou, e ele teve de tentar um floater para escapar. Foi em outra, sua sétima onda, porém novamente caiu. Para quem, pouco antes, tinha tirado 9,23 e 8,33 contra Smith, um mero 7,27 parecia uma missão impossível. Nervoso, Taj só conseguiu reagir a quatro minutos do fim. Foi rasgando uma direita e ficou à espera da nota.

O americano foi na que vinha atrás. Ao perceber que ela não renderia muita coisa, correu para o outside. Desconfiado do que poderia acontecer, deu o troco em seguida. Era o último minuto. As notas demoraram a sair. Um 7,17 para o australiano; Taj pôs as mãos na cabeça; Slater ergueu os braços, comemorando: 11,20 a 10,17.

Final:
Kelly Slater (EUA) 11,20 x 10,17 Taj Burrow (AUS)

Semifinais:
1. Kelly Slater (EUA) 16,77 x 8,20 Tiago Pires (POR)
2. Taj Burrow (AUS) 17,56 x 11,40 Jordy Smith (AFS)
Quartas de final:
1. Kelly Slater (EUA) 15,40 x 9,06 Dusty Payne (HAV)
2. Tiago Pires (POR) 14,64 x 14,40 Matt Wilkinson (AUS)
3. Taj Burrow (AUS) 17,30 x 11,60 Brett Simpson (EUA)
4. Jordy Smith (AFS) 13,03 x 9,95 Alejo Muniz (BRA)

Fonte :  GLOBOESPORTE.COM Gold Coast, Austrália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALE COMIGO AGORA...

SEGUIDORES

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS
A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas mudou de local. A travessia seria na praia de Periperi, mas devido a realização de eventos festivos no bairro ficará inviável a realização da prova no local. A etapa vai acontecer na praia de São Thomé de Paripe. Informações: 2ª ETAPA CAMPEONATO BAIANO DE ÁGUAS ABERTAS DIA: 29/04/2012 LOCAL: SÃO THOMÉ DE PARIPE Inscrições até: Quinta-feira, 19 de Abril de 2012 PROVAS: MIRIM / PETIZ / FESTIVAL / PRINCIPAL (4KM) FBDA Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!! -- Postado por DingSports

TOP 5 FEMININO E MASCULINO

TOP 5 FEMININO E MASCULINO
COPA DO MUNDO 10 KM

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

Histórico

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado. Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

Histórico no Brasil

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos, Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.


FONTE : BLOG TUDO SOBRE NATAÇÃO

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano
Já classificados para o Sul-Americano da modalidade, nadadora se sagra pentacampeã brasileira, enquanto atleta leva seu terceiro título na competição

Implosão da Fonte Nova - Falecimento do Clube Olímpico de Salvador

Foi prometido uma piscina de 50 metros no bairro de brotas dentro da FUNDEC , Bonocô e Até agora Nada ... Falta de Respeito com o povo Baiano que todo ano revela Ótimos Atletas no Senário Mundial da Natação.

13ª Edição - Especial de Aniversário - 1 ano EVOLUIR KIDS

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ
COLÉGIO SALESIANO DO SALVADOR CAMPEÃO DO CIRCUITO CVC DE NATAÇÃO ESCOLAR EM 2011 LEVA O TROFÉU INTERESTADUAL PARABÉNS AOS ALUNOS DO SALESIANO

VISUALIZAÇÃO DE PÁGINA

DINGSPORTS APRESENTA...

Minha foto
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Católica de Salvador . Treinador de Equipe de Natação Técnicista e professor de adaptação e iniciação ao meio aquático que a 20 anos presta serviço a sociedade com o intuito de concientizar a todos sobre a importância da prática nas diversas modalidades esportivas e principalmente aquáticas do nosso planeta como fonte maior de saúde,Paz e Alegria.

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'
Nadador americano diz que se prepara para os prováveis seis últimos meses de sua carreira para deixar as raias da forma como sempre sonhou

EDIÇÃO ESPORTES "EVOLUIR KIDS"

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO
Será realizado nesse dia três de setembro no Clube dos 100 na cidade de santo Antônio de Jesus o 3º TROFÉU ENIO LUIS DE NATAÇÃO as 14 horas com a participação da maioria dos Clubes da Capital e Principalmente do Interior do Estado

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico
MAIS UM BAIANINHO RETADO E QUE VEM PARA BRIGAR EM ÁGUAS ABERTAS MUNDO Á FÓRA

MAR GRANDE 2011

ENTREVISTA

Telejornal Infantil Evoluir kids

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS ?

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS  ?
Um parque Ecológico cheio de Aventuras em harmonia total com a Natureza. Venha passear com segurança e conheça mais essa proeza da BAHIA. PODIOSPORTS