segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ana Marcela Cunha vence a 5ª Maratona Aquática em Brasília


Nadadora da Unisanta completou o percurso de 10 km em 2h19m10s72, terminando a prova 8 minutos à frente da segunda colocada.

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
 
Ana Marcela venceu duas das quatro etapas já disputadas da Copa do Mundo (Foto: Ivan Storti / Divulgação) 
Ana Marcela venceu a prova em Brasília
(Foto: Ivan Storti / Divulgação)
 
A nadadora Ana Marcela Cunha, da Unisanta, venceu a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, no último domingo, no Minas Brasília, no Distrito Federal. A atleta completou o percurso de 10 km no Lago Paranoá em 2h19m10s72. Betina Lorscheitter, do Flamengo (2h27m04s8), ficou em segundo, seguida por Mariana de Souza, do Sesi SP (2h30m48s83).

Largaram 25 competidoras para a prova feminina. O percurso retangular estava bem marcado mas o vento frio e a temperatura da água no local prejudicaram algumas atletas, que ficaram pelo caminho.

Apesar da temperatura da água não estar tão fria nos primeiros momentos, a entrada de um vento mais forte quando os primeiros completavam a 2ª e 4ª voltas, fez com que a prova ficasse mais dura. Entre os que não completaram estavam Izabela Fortini, Diana Cavalcanti, Karen Boeschenstein e Priscila Ribeiro.

Fonte : Globo.com

Sem saber se disputa o Mundial de Istambul, Cielo quer fugir da água


Nadador deseja sair da linha durante as férias e afirma que priorizará preparação para o Mundial de Barcelona, em piscina longa

Por Marcos Guerra São Paulo
 
Cesar Cielo, no programa Conexão SporTV (Foto: Thiago Lavinas/SporTV.com) 
Cesar Cielo: 'quero ficar longe da água'
(Foto: Thiago Lavinas/SporTV.com)
 
A água é onde ele se sente mais à vontade, mais veloz. Só que tanto tempo dentro das piscinas, ralando em treinas massacrantes, esgotou o combustível de Cesar Cielo. Depois de ganhar o bronze nos 50m livre de Londres 2012 e de disputar o Troféu José Finkel, o nadador enfim vai tirar férias. Ele tem um dia a dia regrado, comportado, mas agora quer sair da linha e fugir das piscinas.

- Vou descansar bastante agora. Vou viajar umas duas semanas e ficar longe de água. Quero sentir falta da piscina para voltar a sentir vontade de nadar. Quero me livrar da rotina. Não ter hora para comer, para acordar - disse Cielo, ao fim de sua maratona no José Finkel.

O nadador estava na contagem regressiva para este período de repouso. A cada mergulho na piscina do Sesi de São Paulo, onde foi realizada a competição nacional, mais perto Cielo se via do merecido descanso. Relaxado, tranquilo e brincalhão, ele chegou a falar que estava com apenas 1/4 do tanque de energias cheio. Mesmo assim, Cielo faturou cinco ouros (nos 50m e nos 100m livre e nos revezamentos 4x50m e 4x100m livre e 4x100m medley) e uma prata (nos 50m borboleta).

- É um alívio, mas estamos em um ritmo muito bom. Eu e o pessoal da Pro 16 fizemos um bom Troféu José Finkel. Surpreendeu como os tempos saíram, como o ritmo estava bom.
O ritmo bom, talvez, justifique-se pela pressa em entrar de férias e fugir da água. Melhor para Cielo, que faturou três índices para o Mundial de piscina curta de Istambul, em dezembro deste ano - ele se classificou nos 50m borboleta e nos 50m e 100m livre. Apesar das vagas, o nadador não tem presença certa na Turquia.
Assim como Thiago Pereira, Cielo só decidirá se disputará a competição após as férias. Ele teme que o Mundial em piscina curta atrapalhe a preparação para o em piscina longa, que será realizado em Barcelona, no ano que vem.

- Não sei se vou competir em Istambul. Vou conversar com o Albertinho (o técnico) ainda. Vamos ver com calma, porque o Mundial de piscina longa será em julho. Então seria um ano e meio muito forte, com olimpíadas e dois mundiais. Se eu tiver de priorizar algo, será o Mundial de Barcelona. Vou defender meus títulos em piscina de 50m.

Cielo é o atual campeão mundial dos 50m borboleta e livre - ele ficou em quarto lugar nos 100m livre. A competição em Xangai, em 2011, também foi realizada pouco mais de seis meses depois da Mundial em piscina de 25m. O nadador quase não foi à Dubai 2010, mas o gosto pela piscina curta falou mais alto. Cielo não só competiu o Mundial como venceu os 50m e os 100m livre. Resta saber se o filme vai se repetir, de preferência com o mesmo fim.

Fonte : Globo.com

Sorridente, Missy Franklin encontra com cantora do hit 'Call me Maybe'


Detentora de cinco medalhas nos Jogos de Londres, nadadora americana participa de evento em Nova York, nos EUA, ao lado de Carly Rae Jepsen

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York
 

Detentora de cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (ouro nos 100m e 200m costas, revezamentos 4x200m livre e 4x100 medley e bronze no 4x100m livre), a americana Missy Franklin, de 17 anos, segue aproveitando a boa fase fora das piscinas. Neste sábado, a nadadora participou de um evento para promover o Us Open de tênis, em Nova York (EUA), e aproveitou para tietar a jovem cantora canadense Carly Rae Jepsen, do hit “Call me Maybe”.

Antes das Olimpíadas, as feras e beldades da natação americana participaram de um divertido clipe “caseiro” em que dançam e dublam a música da cantora canadense. Nas cenas, Michael Phelps, Ryan Lochte e Missy são as estrelas.

Missy Franklin e Carly Rae Jepsen (Foto: Reuters) 
Missy Franklin e Carly Rae Jepsen: sorridentes durante
 evento do Us Open neste sábado (Foto: Reuters)
 
 

Fonte : Globo.com

Cansado, Cielo é superado nos 50m borboleta por Nicholas dos Santos

 

Nadadores do Flamengo fazem dobradinha, atingem o índice do Mundial
da Turquia e, mais tarde, lideram a vitória do revezamento 4x100m medley

Por Marcos Guerra São Paulo


Desta vez a sunga, utilizada na eliminatória e na semi, ficou na mala. Cesar Cielo voltou a usar calção. Afinal, sabia que enfrentaria um páreo duro na decisão dos 50m borboleta do Troféu José Finkel. Seu companheiro de Flamengo, Nicholas dos Santos, foi o mais veloz na semi. Cielo prometeu um esforço para faturar mais um ouro, mas acabou superado pelo amigo mais uma vez. Ele, porém, deixou a piscina do Sesi, em São Paulo, com três conquistas: o índice para o Mundial em piscina curta de Istambul nos 50m borboleta, o ouro no revezamento 4x100m medley e o título de melhor nadador da competição.

Antes do duelo nos 50m borboleta, Cielo se mostrava relaxado, sorria em conversas com os rivais. Ele bem que tentou, mas o cansaço da maratona de provas dos últimos dias pesou. Com boa saída e rápido na virada, Nicholas bateu em primeiro com o tempo de 22s22, levou o ouro e superou o parceiro de clube, que fechou em 22s40. Lado a lado na água, os dois garantiram o índice para o Mundial da Turquia na prova. (Confira a prova no vídeo acima)
- Foi a minha melhor marca em piscina curta. Em comparação com a longa, dá para melhorar. Mas está bom. Depois da maratona de sexta, eu acordei bem cansado. Vai diminuindo nossa explosão, nossa disposição. Estou feliz, é mais um índice e mais uma dobradinha do Flamengo - disse Cielo, após a prova.

Nicholas Santos e Cesar Cielo, Natação (Foto: Satiro Sodré / Agif) 
Nicholas dos Santos e Cesar Cielo depois da final dos 
50m borboleta (Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
Contente com o resultado e a vitória, Nicholas destacou seu desempenho e o de Cielo. Além do ouro nos 50m borboleta, ele venceu nos revezamentos 4x100m medley, 4x50m e 4x100m livre (ao lado de Cielo) e foi prata nos 50m e 100m livre, perdendo apenas para o companheiro de clube.

- Cheguei bem perto da minha melhor marca pessoal, mas esse tempo eu fiz de traje. Fiquei bem feliz, é mais uma dobradinha, só que dessa vez trocamos as posições - disse Nicholas.

Nos 50m borboleta, Kaio Márcio, do Fluminense, terminou em terceiro, com 22s94. Ele bateu na trave para Istambul (o índice é de 22s93). No entanto, o nadador, que já garantiu vaga no Mundial da Turquia nos 100m e nos 200m borboleta, terá de superar a marca de Cielo para competir também nos 50m borboleta, já que cada país pode inscrever apenas dois atletas por prova em Istambul.

Mais conquistas de Cielo e título do Minas

Depois da prata nos 50m borboleta, Cesar Cielo foi soltar o corpo na piscina auxiliar, foi se preparar para sua última prova no Troféu José Finkel: o revezamento 4x100m medley. Ele não sabia, mas acabava de ganhar o título de melhor nadador da competição por índice técnico (a marca de 20s59 nos 50m livre, recorde do campeonato e melhor tempo do mundo no ano, pesou na indicação).


Cielo entrou pressionado para a última prova da competição. Minutos antes, as meninas do Minas venceram a versão feminina da prova com uma marca abaixo do recorde sul-americano - o time contava com duas estrangeiras, por isso, o tempo de 3m58s38 não se tornou o recorde continental (veja a prova no vídeo ao lado). Assim, o Flamengo entrou para a decisão quase 60 pontos atrás dos mineiros. Cielo e companhia teriam de estabelecer o novo recorde sul-americano no revezamento 4x100m medley para dar o título ao clube carioca.


O Pinheiros, liderado por Guilherme Guido e Felipe França, abriu vantagem. Cielo saiu em desvantagem contra Marcelo Chierighini. O rival ainda bateu à frente nos 25m, mas Cesar buscou forças para passar à frente, abrir vantagem e fechar a prova com mais um ouro. A marca de 3m27s34 é novo recorde do Troféu José Finkel, mas ficou acima do sul-americano, que é de 3m23s12 (veja a prova no vídeo ao lado). A torcida e os atletas do Minas, que acabou com o bronze no revezamento decisivo, pôde gritar: "É campeão!"
Cielo fechou a competição com dois ouros em provas individuais (50m e 100m livre) e três em revezamentos (4x100m medley, 4x50m e 4x100m livre), além da prata nos 50m borboleta.

Daynara não consegue o índice

Na versão feminina dos 50m borboleta, Daynara de Paula mais uma vez ficou muito perto do índice para Istambul. Ela foi a brasileira mais veloz, com 26s00 - mais de 20 centésimos acima da marca para o Mundial (veja a prova no vídeo ao lado). Quem venceu foi a holandesa Inge Dekker, com o tempo de 25s65, seguida bem de perto pela australiana Marieke Gueher (25s72), que foi indicada como melhor nadadora da competição pelo índice técnico. Daynara foi a terceira no geral e deixou o Finkel com a sensação de que podia mais.

- Cheguei perto antes e agora piorei um décimo (em relação ao tempo da eliminatória). É uma pena, porque era um grande objetivo conseguir esse índice. Agora, vou voltar a treinar para tentar no Open - disse a nadadora.

Fonte : Globo.com

domingo, 26 de agosto de 2012


Cielo fecha Finkel com mais duas medalhas e Flamengo é vice-campeão


.

O medalhista olímpico foi escolhido o melhor índice técnico da competição; agora está oficialmente em férias por algumas semanas

 

 

 São Paulo - O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo fechou o Troféu José Finkel com medalha de prata nos 50 m borboleta (22s40), prova vencida por Nicholas dos Santos (22s22), seu companheiro de Flamengo e de treinamento no Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (PRO 16). Kaio Márcio de Almeida ficou com a medalha de bronze (22s94). Cesar Cielo ainda fechou o revezamento 4x100 m medley para levar o ouro pelo Flamengo, com os companheiros de PRO 16 Leonardo de Deus (costas), Henrique Barbosa (peito) e Nicholas Santos (borboleta).

Na competição, Cesar Cielo venceu os 50 m e 100 m livre, suas provas individuais. Levou mais três ouros com os revezamentos do Flamengo - 4x50 m livre, 4x100 m livre e 4x100 m medley - e foi prata nos 50 m borboleta. Cielo ainda ficou com o troféu pelo melhor índice técnico masculino, ao lado da australiana Marieke Gueher, que levou o índice no feminino. O Minas Tênis venceu o Troféu José Finkel com 2.333,50, numa disputa prova a prova com o Flamengo, que ficou apenas 19 pontos atrás (2.314,50). O Corinthians foi o terceiro (1.843).
   Cielo ainda não sabe se vai disputar o Mundial de Istambul

Sobre os 50 m borboleta, observou que os 22s40 foram sua melhor marca pessoal em piscina curta. "Comparando com piscina longa, acho que ainda dá para fazer mais baixo, mas a maratona de ontem não foi fácil, não", disse, referindo-se ao fato de ter nadado as eliminatórias e semifinais dos 50 m borboleta, a final dos 100m livre e o revezamento 4x100 m, na etapa de sexta-feira à noite.

"Acordei bem cansado hoje. A disposição vai diminuindo, a explosão vai ficando mais comprometida e sabia que essa prova seria muito difícil com o Nicholas (dos Santos) na piscina. Ele sabe virar muito bem na piscina curta e essa é uma coisa que eu passo em branco no meu treinamento, a virada com as duas mãos. É bom saber que o meu companheiro de treino é o melhor velocista do Brasil nessa prova."
 Cielo: "Agora, férias!" 

"Férias... Agora chegaram, finalmente! Vamos dar um tempinho da piscina antes de começar a pensar nas próximas competições. Vou ver se eu viajo para algum lugar, para descansar bastante a cabeça mesmo, sentir falta da piscina, coisa que agora está longe de ser a realidade. Voltar a buscar a vontade. Sair um pouco da rotina que é o mais maçante de tudo. Descansar a cabeça", disse Cielo, que fez índice para os 50 m e os 100 m livre para o Mundial de Piscina Curta, em Istambul, em dezembro, mas ainda não sabe se disputará a competição.

Cesar Cielo é atleta do Flamengo e tem patrocínio de Avanço, Embratel, Correios, Audi, Gatorade e Arena.

Mais informações: www.cesarcielo.com.br.
Siga também no http://twitter.com/cesarcielo e www.facebook/CesarCielo



A I / Contrapé de jornalismo 
Foto / Kênia Hernandes / Divulgação 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Destaque em Londres, Lochte ganha relógio de diamante de R$ 1 milhão




Dono de cinco medalhas nos Jogos Olímpicos, nadador norte-americano foi presenteado por patrocinadora com peça coberta por pedras de diamantes

Por GLOBOESPORTE.COMLas Vegas, EUA
Medalhista em Londres, Ryan Lochte ganha relógio de diamante de R$ 1 milhão (Foto: Reprodução/Twitter)Lochte exibe relógio no twitter (Foto: Reprodução)


Dono de cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres - duas de ouro, duas de prata e uma de bronze -, o nadador Ryan Lochte agora desfila também com um artigo de diamante. O norte-americano exibiu em sua conta no twitter o relógio que recebeu de presente da empresa Jacob & Co. A peça é coberta por cerca de 300 pedras de diamantes e custa aproximadamente 500 mil dólares (R$ 1 milhão).
- Obrigado por deixar o meu visual completo - publicou o nadador, que foi fotografado no início da semana de sunga rosa em sua festa de aniversário de 28 anos, em um hotel em Las Vegas.
Este não é o primeiro presente extravagante que o nadador ganha. No início de agosto, Locthe foi presenteado com dois barbeadores de ouro, poucos dias depois de pagar mico ao ficar sem graça por fazer a barba em público em ação publicitária de um de seus patrocinadores.
Após levar a prata, o brasileiro Thiago Pereira posa ao lado do americano Ryan Lochte, que morde o ouro dos 400m medley  (Foto: Reuters)Ryan Lochte morde o ouro dos 400m medley ao lado do brasileiro Thiago Pereira, prata (Foto: Reuters)

De sunga e ‘relaxado’, Cielo avança para as semifinais dos 50m borboleta



Campeão mundial da prova faz quinto tempo e explica: 'Como havia 17 atletas na prova e passavam 16, eu só tinha de vencer um'


Cesar Cielo natação troféu josé finkel (Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA)De sunga, Cesar Cielo faz quinto tempo das
eliminatórias (Foto: Satiro Sodré/Divulgação CBDA)
O peito nem precisou ser castigado pelos tradicionais tapas e quase não ficou vermelho. Ele não precisava fazer tanto esforço, afinal, dos 17 nadadores inscritos nas eliminatórias dos 50m borboleta do Troféu José Finkel, 16 passavam para as semifinais. Cesar Cielo, então, aproveitou a fácil missão de avançar para nadar relaxado e de sunga. Ainda assim, o campeão mundial da prova fez o quinto melhor tempo na piscina curta do Sesi, em São Paulo. A briga por vaga na final será ainda nesta sexta-feira, a partir das 18h, com transmissão ao vivo do SporTV2.
Geralmente, o nadador do Flamengo compete de bermuda. Nesta sexta, no entanto, só precisou da sunga para avançar para as semifinais, com o quinto tempo das eliminatórias: 23s95. O mais rápido das três séries foi Jander Lazaroni, com 23s66. Kaio Márcio e Thiago Sickert fizeram a segunda (23s84) e terceira melhores marcas, respectivamente.
- Como havia 17 atletas na prova e passavam 16, eu só tinha de vencer um. Então, poupei energia para noite. Acabei vindo bem tranquilo, bem relaxado. A prioridade hoje é ganhar os 100m livre e buscar o índice (para o Mundial de Istambul) nos 100m. Depois de tantas provas, a gente já está mais cansado. Agora, é saber controlar bem, descansar bastante para mais tarde - destacou Cielo.
Cesar Cielo natação troféu josé finkel (Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA)Campeão mundial quis poupar energia para as três provas da tarde (Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA)
O nadador poupou energia para encarar a maratona da parte da noite. A partir das 18h, disputará as semifinais dos 50m borboleta e as finais dos 100m livre e do revezamento 4x100m livre. No sábado, estará de volta em busca de mais uma medalha nos 50m borboleta e, de preferência, com direito a dobradinha ao lado do amigo Nicholas Santos.
- A gente quer fazer uma dobradinha para o Flamengo. O Nicholas está muito bem. Tenho que ficar esperto com ele – brincou Cielo.
Na prova feminina dos 50m borboleta, Daynara de Paula, também do Fla, ficou muito perto do índice para o Mundial em piscina curta de Istambul. Ela foi a mais rápida das eliminatórias desta manhã com o tempo de 25s90, apenas 14 décimos acima da marca para o Mundial. A atleta lamentou não ter alcançado o índice já pela manhã e vai buscar a classificação para Istambul na semifinal desta noite.
Fonte : Globo.com

Agora 'alvo', Daniel Dias se diz preparado para mais medalhas



Maior colecionador de medalhas das Paralimpíadas de Pequim, nadador brasileiro faz preparação para se manter no topo do pódio


Depois de 20 dias de preparação na altitude de Sierra Nevada, na Espanha, e de uma fase de aclimatação em Manchester com o restante da delegação brasileira, o nadador paralímpico Daniel Dias desembarcou em Londres nesta semana. Destaque de Bragança Paulista, Dias está focado em superar seus adversários e com fome de medalhas de ouro.
Daniel Dias ouro (Foto: Arquivo pessoal/ Marcos Rojo Prado)Daniel Dias teve bom desempenho este ano na África
do Sul (Foto: Arquivo pessoal/ Marcos Rojo Prado)
- O nível das competições tem aumentado e meus adversários também estão empenhados em fazer uma boa paralimpíada. Creio que a competição será em bom nível técnico e espero superá-los - disse Daniel.
Ainda que fique no pódio em todas as provas que irá disputar, Daniel não conseguirá repetir o feito das nove medalhas conquistadas em Pequim, em 2008. Em Londres, ele irá nadar três provas a menos, oito no total.
O técnico do atleta, Marcos Rojo Prado, se mostra confiante quanto ao desempenho de Daniel no Parque Aquático de Londres.
- Nossa preparação em Sierra Nevada este ano foi excelente. Por enquanto, a melhor preparação em altitude que fizemos. Pelos resultados obtidos, desta vez me surpreendeu. Daniel está muito mais experiente e muito mais preparado fisicamente e psicologicamente. Acredito que em Londres teremos mais um show - disse Prado.
Daniel Dias, atleta de natação do Parapanamericanos no México (Foto: Divulgação / CPB)Daniel Dias diz que treinos na altitude foram cansativos, mas que valeram a pena  (Foto: Divulgação / CPB)
Desde os quatro ouros, as quatro pratas e o bronze conquistados em Pequim, muita coisa mudou na carreira do atleta de Bragança. De surpresa, ele se tornou o alvo dos adversários e sabe que será o centro das atenções das piscinas.
- Acredito que este ano seja uma responsabilidade maior, pois devido ao desempenho em Pequim, muitos esperam que você, no mínimo repita o feito - disse Daniel.
marcos rojo prado tecnico daniel dias (Foto: Arquivo pessoal/ Marcos Rojo Prado)Técnico de Daniel acredita em mais um 'show' 
(Foto: Arquivo pessoal/ Marcos Rojo Prado)
As Paralimpíadas de Londres começam no próximo dia 29, mas o nadador pensa mais à frente. Projetando o futuro, Daniel diz que gostaria de manter seu nível para as Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.
E, para atingir seu objetivo, ele se espelha em dois nadadores acostumados com vitórias.
- Profissionalmente me inspiro em Michael Phelps e também no Cesar Cielo. São dois nadadores que se dedicam muito em seus treinamentos.
Em Londres, Daniel, que quebrou três recordes mundiais em Pequim, irá disputar os 50m, 100m e 200m livre, 100m peito, 50m costas e 50m borboleta, além dos revezamentos 4x100m livre 34 pontos e 4x100m quatro estilos 34 pontos.
Fonte : Globo.com

Após sufoco na eliminatória, Felipe França voa e vai à final dos 50m peito




Nadador do Pinheiros, que tinha passado em penúltimo para a semifinal no Troféu José Finkel, faz o melhor tempo e consegue o índice para o Mundial


A raia 8 não é exatamente um lugar onde Felipe França se sente confortável. Mas foi lá do canto da piscina que ele teve de pular na piscina do Sesi, em São Paulo, na semifinal dos 50m peito do Troféu José Finkel. Tudo porque, nas eliminatórias, passou raspando com o 15º melhor tempo. Na semi, tudo voltou ao normal. Recordista sul-americano da prova e campeão mundial no ano passado em Xangai, em piscina longa, Felipe ignorou as marolas e voou para avançar à final com o melhor tempo: 26s44. A marca dá o índice para o próximo Mundial e devolve a confiança para o nadador do Pinheiros, que atribuiu a um bloco solto na largada o tempo decepcionante nas prévias.
Felipe Franca nos 50m peito no Trofeu Jose finkel de Natacao (Foto: Satiro Sodré / Agif)Felipe França após a semifinal dos 50m peito: nadador avançou sem sustos (Foto: Satiro Sodré / Agif)
- Todo mundo se assustou, mas consegui passar em primeiro para a final, e com o índice. O bloco estava meio solto de manhã, por isso dei uma desconcentrada. Agora deu tudo certo. Amanhã só penso em ganhar - avisou Felipe.
Etiene melhora tempo e é ouro nos 50m costas

O frio da noite paulistana bem que incomodou. Mas, ainda assim, Etiene Medeiros conseguiu calor suficiente para voar mais uma vez nos 50m costas. A pernambucana, que já havia conquistado o índice para o Mundial de Istambul na quarta-feira, melhorou ainda mais seu tempo. Com 26s94, conquistou o ouro e confirmou a boa fase na prova. Fabíola Molina (27s28) e Natalia Diniz (28s08) completaram o pódio.
- Esse tempo é muito expressivo. Queria tentar o recorde sul-americano para dar os pontos ao Flameengo, mas não deu. Estou muito feliz. Contida e envergonhada, mas por dentro, muito realizada - disse a nadadora.
Na prova masculina, Guilherme Guido também voltou a vencer seu duelo com Daniel Orzechowski e levou o ouro. O nadador do Pinheiros marcou 23s38, contra 23s87 de seu companheiro de clube. Fabio Santi, também da equipe paulista, fez 24s42 e levou o bronze.
Fonte : Globo.com

Thiago fecha noite de 'correria' com dois ouros e uma prata no Finkel



Nadador do Corinthians perde os 200m borboleta para Kaio Marcio, mas se recupera no medley e bate em primeiro nos 100m e no revezamento 4x200m


No início da maratona, a cor da medalha não era exatamente a que Thiago Pereiraqueria. O nadador do Corinthians abriu a noite no Troféu José Finkel nos 200m borboleta e, superado pelo recordista mundial Kaio Márcio, ficou "apenas" com a prata. Para mudar a cor do metal, era questão de tempo. Pouco mais de uma hora depois, ele voltou à piscina do Sesi para nadar seu estilo favorito. Nos 100m medley, não teve para ninguém: ouro com sobras (veja no vídeo ao lado). E nem deu tempo de comemorar. Thiago saiu da piscina correndo para soltar a musculatura na piscina de aquecimento, já pensando no revezamento 4x200 medley. Quando voltou, embolsou mais um ouro para a equipe paulista e, de quebra, o recorde do campeonato com 7m06s91.
- Foi por pouco (que não conseguiu os três ouros). Mas posso falar que perdi apenas para o recordista mundial - brincou Thiago, logo depois de dar fim à maratona.
Dono do melhor tempo do planeta nos 200m borboleta, Kaio Márcio ficou com o ouro na final desta quinta ao cravar 1m52s44. Thiago veio logo atrás, com 1m52s56, e os dois conseguiram o índice para o Campeonato Mundial da Turquia. O bronze ficou com Leonardo de Deus (1m55s01).
Thiago Pereira 100 metros medley no Trofeu Jose finkel de Natacao (Foto: Satiro Sodré / Agif)Thiago Pereira nos 100m medley: ouro para o Corinthians no José Finkel (Foto: Satiro Sodré / Agif)
- Foi uma prova bem disputada, eu já sabia que ia nadar para o índice hoje. Guardei um pouco mais de gás para o fim e consegui vencer. Foi bem puxado. Acredito que o Thiago também sabia que ia conseguir o índice agora, então puxou o outro - afirmou Kaio, que ainda tem quatro provas para nadar no Finkel (50m borboleta e três revezamentos).
Na prova feminina dos 200m borboleta, o ouro ficou com Joanna Maranhão, do Flamengo, que sobrou com 2m08s09. A prata foi conquistada por Daiene Marçal Dias, com 2m12s65, e o bronze ficou com Larissa Cieslak, do Minas, com 2m13s19.
Ao sair da piscina, Thiago driblou os jornalistas e trocou as entrevistas por algo mais precioso: o descanso. Menos de uma hora e meia depois, lá estava ele na piscina de novo, para os 100m medley. A primeira perna da prova, com o nado costas, viu Thales Cerdeira na frente. Mas era questão de tempo. No nado peito, Thiago já assumiu a liderança, e não olhou mais para trás. Abriu vantagem no borboleta e, na hora do crawl, ainda conseguiu se poupar um pouco antes de fechar a prova em 52s64, abaixo do índice de 52s70. Henrique Rodrigues ficou com a prata, e Thiago Teixeira Simon ficou com o bronze.
Na prova feminina dos 100m medley, Flavia Delaroli, do Pinheiros, venceu com 1m02s49, seguida por Julyana Matheus, do Corinthians (1m02s68), e Ana Carolina Azambuka, também do Corinthians (1m03s43). A vencedora, que enfrentou uma suspensão por doping antes das Olimpíadas, comemorou como criança o ouro em uma prova que está longe de ser sua especialidade.
- Eu nunca havia nadado essa prova! Fiquei muito deprimida (depois do doping), não conseguia nem comer. Mas fui resolver nadar os 100m medley justamente para tentar animar, fazer algo diferente. Todo mundo brincou comigo, até o Cesar (Cielo) veio falar. E consegui vencer, mesmo nadando muito mal o peito. É isso o que eu quero para mim, me divertir no tempo que ainda tenho na piscina - disse Flavia.
Quando Thiago voltou para a disputa do revezamento 4x200m medley, Thiago Teixeira, Fernando Ernesto e João Veras, seus companheiros de Corinthians, facilitaram o trabalho. Em disputa ferrenha com o Fluminense, o Timão estava na frente quando Thiago caiu na água para fechar a prova. O nadador sentiu o cansaço e não conseguiu quebrar o recorde sul-americano de 7m06s09, mas fez a melhor marca da competição com 7m06s91 e garantiu o ouro. A prata ficou com o Flu (7m08s94), e o bronze caiu nas mãos do Minas (7m11s31), graças a uma recuperação de Nicolas Oliveira ao superar o tempo do Flamengo, que tinha nadado na primeira bateria.
- Eu sabia que seria complicado para me recuperar. Tentei me poupar, e quase ficamos com o recorde sul-americano. Mas não tinha mais como. O pessoal até falou, mas era impossível.  Agora, é tentar tratar ter uma boa noite de sono para me recuperar para amanhã - disse Thiago, que ainda nada os 200m medley e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.
 
Fonte : Globo.com

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Após índice para Mundial, Kaio Marcio é ouro nos 100m borboleta




Paraibano venceu a final dos 100 m borboleta no Troféu José Finkel, que está sendo disputado em São Paulo


Kaio Márcio, nadador paraibano (Foto: Divulgação)Após conquistar índice para Mundial, Kaio Márcio
vence a final dos 100m borboleta (Foto: Divulgação)
O paraibano Kaio Márcio venceu a final dos dos 100m borboleta no Troféu José Finkel, que está sendo disputado em São Paulo, nesta quarta-feira. Com o tempo de 50s74, o nadador do Fluminense chegou na frente de Gabriel Mangabeira (Pinheiros), com 50s85, e Henrique Martins (ECP), com 51s90.
Para o paraibano, a prova desta quarta foi mais difícil do que a semifinal, que foi disputada na terça.
- Achei meio difícil hoje. Errei duas viradas, mas fiquei feliz por ter confirmado o índice porque deu mais confiança para amanhã, pros 200m – disse o paraibano, após a prova.
Na prova de classificação para a final dos 100m borboleta, Kaio Márcio conseguiu o índice para o Campeonato Mundial, com o tempo de 50s50. A competição será realizada na cidade de Istambul, na Turquia, em dezembro. No entanto, o nadador não sabe se vai para o Velho Continente, pois quer tirar férias.

Fonte : Globo.com

Cielo e a surpresa com o fôlego extra: 'De alguma forma, ainda estou rápido'



Nadador comemora, mas afirma: 'Não quero pensar muito em natação'


Cesar Cielo, Trofeu José Finkel (Foto: Satiro Sodré / Agif)Cielo comemora vitória nos 50m(Satiro Sodré / Agif)
Cesar Cielo já havia dito que a intenção é relaxar. Mas, à medida que tenta levar o Troféu José Finkel sem tanta pressão, o nadador do Flamengo se surpreende com o bom desempenho dentro da piscina. Mesmo cansado depois de um ciclo olímpico desgastante, conseguiu melhorar seu tempo cada vez que caiu na água. Garantiu índice para o Mundial de piscina curta (25m), em Istambul, e nadou na casa dos 20s na prova dos 50m, algo que não esperava.
- Eu fiquei bem feliz. De alguma forma, ainda estou rápido. Isso ajuda a levar bem a semana. Aqueci muito pouco, fiquei sentado com o pessoal contando piada até pouco antes da prova. Estou bem relaxado. Mas também não pode querer ir para a prova e querer brincar com o árbitro (risos). Tem de achar o equilíbrio certo - disse o nadador.
O medalhista olímpico parece feliz. Durante o Troféu José Finkel, tem mostrado bom humor nas entrevistas e no contato com os outros nadadores. Segundo Cielo, a sensação é de que, mesmo cansado, tem tentado deixar o seu melhor na piscina.
- O peso maior sempre foi interno. Nunca me importei com o externo, nunca atrapalhou em nada. Não sei como consigo isso, mas é verdade. Quando você tenta deixar o seu melhor é sempre bom. E estou com a sensação de que fiz o meu melhor.
Mesmo classificado para o Mundial de Istambul, em dezembro, Cielo evita pensar na competição. Mas se diz animado com o que conseguiu fazer até agora no Finkel, ainda que sem forçar.
- Na verdade, não quero pensar em Mundial agora. É uma semana estressante, cansativa. Todo mundo está um pouco abaixo do melhor, cansado mesmo. Não quero pensar muito em natação agora. Se vou ou não, vamos decidir. Não vou falar que é certeza, mas esse tempo que eu fiz aqui talvez seja suficiente para uma medalha em Istambul - afirmou.
Fonte : Globo.co
m

Thiago acelera na semi e bate recorde sul-americano dos 100m medley

Nadador do Corinthians avança para final com o melhor tempo, supera própria marca e garante mais um índice para Mundial de Istambul

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
3 comentários
Thiago Pereira vem em uma sequência forte de provas no Troféu José Finkel e ainda tem muita coisa pela frente. Foi por isso que não deixou para amanhã o que podia fazer hoje. Na noite desta quarta-feira, o nadador do Corinthians acelerou nas semifinais dos 100m medley, fez o tempo de 52s25 e bateu seu próprio recorde sul-americano em piscina curta, que era de 52s35. De quebra, ainda conseguiu mais um índice para o Mundial de Istambul, na Turquia, em dezembro – já havia obtido nos 400m medley.
Pela manhã, Thiago havia feito o segundo tempo nas eliminatórias. Mas, por saber do número de provas que ainda tem pela frente, o nadador do Corinthians queria garantir o índice logo nesta quarta-feira. De quebra, superar seu próprio recorde sul-americano.
Thiago Pereira natação (Foto: Satiro Sodré / AGIF) 
Thiago Pereira garantiu recorde sul-americano e índice para
 o Mundial (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
- Não sei se era o tempo que eu esperava. Queria bater o recorde sul-americano logo, para somar pontos para o Corinthians. Sabia que seria difícil, era uma marca forte, minha de dois anos atrás. Mas consegui nadar bem - disse o nadador.

Henrique Rodrigues, do Fluminense, fez o segundo melhor tempo da semifinal. O nadador, no entanto, ficou longe do índice para o Mundial, com 53s57.

Na prova feminina, Juliana Kury Matheus, do Corinthians, liderou e vai à final com o melhor tempo (1m02s94). Ela ficou à frente de Flávia Delarolli, do Fluminense, com1m03s50, e Ana Carolina de Azambuja, com 1m03s90.

Fonte : Globo.com

Paratleta do AM ganha medalhas no CE, mas meta é Circuito Paralímpico

Simplício Campos conquistou três medalhas na natação, sendo dois ouro e uma prata. 'Aproveitei para conhecer o local da próxima etapa' - contou

Por Paulo Rogério Manaus
 
Simplício Campos (Foto: Arquivo pessoal) 
Simplício Campos orgulhoso pela conquista de sua medalha 
de ouro, em Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)
 
O paratleta de natação, Simplício Campos conquistou três medalhas, sendo duas de ouro, nos 50m borboleta e 50m peito e uma prata, nos 50m livres na categoria classe S8, no Campeonato Cearense de Natação Paralímpica, no último de fim de semana, na piscina do Náutico Atlético Clube, em Fortaleza (CE).

Simplício recebeu o convite para participar do evento da federação cearense, cujos participantes foram os melhores paratletas da modalidade do país, por isso que ele considera importante a conquista das medalhas.

- Atletas de nível nacional participaram da provas que serviu para divulgar a modalidade naquela cidade (Fortaleza). A competição serviu de preparação para 3ª etapa do Circuito Paralímpico. Tive a oportunidade de analisar meu desempenho e com isso dar sequência aos treinamentos, assim como também conheci o local da próxima fase do circuito – contou.

Simplício Campos (Foto: Arquivo pessoal) 
Paratleta do AM teve bons adversários no torneio
(Foto: Arquivo pessoal)
 
Trajetória

O amazonense acumula medalhas e conquistas nas competições em 2012. São no total 14 medalhas, sendo sete ouros, quatro pratas e três bronzes. Na 1ª etapa do Circuito Paralímpico Loterias Caixas de Atletismo, Natação e Halterofilismo, realizado, em São Paulo, no mês de maio, o paratleta levou ouro, nos 100m borboleta e bronze, nos 100m peito.

Na segunda etapa do Circuito Paralímpico, em junho, também em São Paulo, Simplício faturou prata, nos 100m borboleta e bronze, nos 100m peito.

A próxima meta do amazonense é a 3ª etapa do Circuito Paralímpico, que será realizado, nos dias 30/11 e 1 e 2/12, no mesmo local em que Simplício conquistou as medalhas no último fim de semana, no Náutico Atlético Clube, em Fortaleza, no Ceará. Segundo o paratleta o importante é terminar em uma boa colocação no final da temporada para pontuar no ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

- O objetivo é pontuar para ocupar uma boa posição no ranking. A meta é conseguir ou manter a Bolsa Atleta oferecida pelo Ministério dos Esportes: estudantil R$ 450; nacional R$ 925 e internacional de R$ 1.850. Quero manter minha bolsa nacional e quem sabe conseguir até mais do que isso.

Simplício treina com o treinador Joaquim Filho, de segunda à sexta, das 14h às 16h30 (15h às 17h30 de Brasília) na Vila Olímpica de Manaus, Zona Oeste da cidade. Aos sábados a preparação ocorre, das 8h às 10h (9h às 11h de Brasília).

Simplicio Campos paraatleta amazonense 1=02-05-2012 (Foto: Cleomir Santos/Semed) 
Simplicio acumula em 2012 um total de 14 medalhas, sendo
 7 ouros, 4 pratas e 3 bronzes  (Foto: Cleomir Santos/Semed)
 
Fonte : Globo.com

Com a cabeça na lua de mel, Felipe França vence 100m peito e leva índice

Em prova equilibrada, nadador do Pinheiros derrota Felipe Lima por 0s08, e os dois obtêm marca para o Mundial de piscina curta de Istambul, em dezembro

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
 

Se pudesse, Felipe França nadaria com uma foto da noiva guardada na bermuda. Por não poder, percorre cada metro da piscina do Sesi, em São Paulo, com a imagem de Silvia na cabeça. No dia 31 deste mês, o nadador do Pinheiros vai subir ao altar, e é só nisso que ele consegue pensar. Na noite desta quarta-feira, nem se importou ao ver o eterno rival Felipe Lima fazer duas viradas à sua frente nos 100m peito do Troféu José Finkel. Impulsionado pela vontade de fazer o tempo correr mais rápido, marcou 58s17, venceu por apenas 0s08 e conquistou o índice para o Mundial de piscina curta, em Istambul, assim como o adversário. Mas nem isso importou muito. França já está com a cabeça em Campos do Jordão, onde vai passar sua lua de mel.

- Eu estava esperando ganhar a prova, mas graças a Deus eu consegui o índice logo. Eu estava mentalizando minhas férias. E agora minha vida vai mudar completamente. Vou casar dia 31, então vou emendar minhas férias com a lua de mel. Vou para Campos do Jordão, que é um lugar meio frio, mas não sei se vai estar frio agora. Eu já viajei para mais de 25 países, mas esse é o lugar mais romântico que já fui na minha vida. Eu consigo ver todas as estrelas. Quando fui, olhei para o céu e vi quatro constelações - disse França.

Felipe França natação (Foto: Satiro Sodré / AGIF) 
Felipe França comemora a vitória na final dos 100m peito
 no Troféu José Finkel (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
Na raia 4, Felipe França fez a última virada da prova na segunda posição, mas apertou o ritmo nos últimos 25m para superar Felipe Lima, do Minas, que chegou em segundo lugar, com o tempo de 58s26. O terceiro colocado foi Henrique Barbosa, do Flamengo, com o tempo de 58s62.

- Desde 2008 eu trabalho em explosão para os 50m, então os 100m é um pouco mais difícil. Mas é um novo tempo na minha vida. Tenho que me readaptar a essa prova, trabalhar minha resistência e fazer muitos sacrifícios para estar nos Jogos de 2016 e vencer aqui em casa. Vou sacrificar não tudo, mas Deus tem um propósito. Agora vou ter minha esposa do lado e vou ter uma vida muito diferente. Depois das férias, para pensar no Mundial, tenho que segurar a boca para não ganhar peso. E trabalhar muito já pensando em 2016.

Por 2016, Felipe Lima não sabe se vai ao Mundial

Apesar de não ter conseguido o ouro, Felipe Lima saiu da piscina com o índice para o Mundial de Istambul. Mas ele ainda não sabe se irá para a competição na Turquia. Já de olho na preparação para os Jogos do Rio, em 2016, ele pode abrir mão do torneio.
- Eu vim de um polimento feito para as Olimpíadas. É bem difícil continuar treinando, ficar motivado para nadar. Mas eu consegui um excelente resultado. Eu tenho que ver o planejamento, porque estamos pensando em 2016. Às vezes é melhor poupar um pouco porque eu quero estar no Rio 2016. Então, o planejamento tem de ser pensado em função do nosso corpo.

Fonte : Globo.com

'Vovô', nadador potiguar compete em Londres e evita falar em despedida


Passando por adaptação na 'terra da rainha' desde o último dia 13, o paratleta Francisco Avelino disputa a primeira das três provas dia 30

Por Matheus Magalhães Natal
 
O potiguar Francisco de Assis Avelino, 46 anos, é um dos atletas mais experientes da delegação brasileira que estará nas Paralimpíadas de Londres. Ele é praticamente o "vovô" das piscinas, com o título de nadador mais velho a representar o Brasil nesta edição dos Jogos. Já são três participações e quatro medalhas no histórico. Em Londres, ele está confiante na conquista de pelo menos um bronze nas três provas que vai disputar.

Francisco Avelino, nadador potiguar, disputa as Paralimpíadas de Londres (Foto: Bruno de Lima/FOTOCOM.NET/CPB ) 
Francisco Avelino disputa as Paralimpíadas de Londres
 (Foto: Bruno de Lima/FOTOCOM.NET/CPB)
 
- Estou muito otimista para as provas e muito feliz por estar representando mais uma vez o Brasil nas Paralimpíadas - declara o veterano.

Avelino lembra com saudosismo dos pódios que já subiu. E tanto orgulho não é para menos. Disputando o revezamento medley ele foi prata duas vezes: uma em Sydney 2000 e outra em Pequim 2008. Nos Jogos de 2004, em Atenas, conquistou o tão sonhado ouro na mesma prova, além de um bronze nos 100m peito.
Em Londres, serão três chances de conquistar novas medalhas. A primeira delas no dia 30 de agosto, quando disputa os 50m livre com os favoritos Clodoaldo Silva, Daniel Dias e o espanhol Sebastian Rodrigues. No dia 4 de setembro, ele cai na água pelos 100m peito. No entanto, a prova mais esperada por ele é a dos 50m costas, que só acontece dois dias depois. O veterano está confiante na conquista do terceiro lugar.

- Um bronze já estaria de bom tamanho. Daniel (Dias, atual campeão) e o chinês (Junquan He) já vão brigar pelo ouro. O tempo que eles fazem hoje eu nunca fiz na vida, mas dá pra lutar por esse terceiro lugar - garante o paratleta com mais de 20 anos de piscinas.

O nadador considera que a delegação brasileira de natação já vai começar os Jogos prejudicada porque o programa de Londres não vai oferecer as provas de revezamento medley e livre até 20 pontos. De acordo com ele, a organização do evento alegou que era preciso enxugar o horário em função dos veículos de comunicação.

- Temos tradição nessas provas. Com certeza são duas medalhas a menos para o Brasil – lamenta.

Preparação

Em Natal, o "vovô" das piscinas treina no Sesi todos os dias da semana, por duas horas e meia. Ele confessa que nem todo dia está disposto a cair na água para treinar, mas sabe da importância, lembra por tudo que já passou e se esforça.
O esporte é muito prazeroso. Costumo dizer que só os fortes envelhecem. Os fracos ficam pelo caminho"
Francisco Avelino, paratleta
Antes de viajar para Londres, focou os treinamentos na explosão muscular, importante para provas rápidas, como as de 50m. Além disso, no treino chamado polimento trabalha a chegada nas provas.
- Largo bem, mas no decorrer do trajeto tenho dificuldade em manter o rendimento. Por isso preciso caprichar nesta reta final.
Em função dos 46 anos e de algumas limitações motoras, a maior dificuldade tem sido a recuperação pós-treino. Avelino sente muita dor muscular, mas garante que está na luta.
- O esporte é muito prazeroso. Costumo dizer que só os fortes envelhecem, os fracos ficam pelo caminho – fala Francisco.

Adversidades
Francisco Avelino, nadador potiguar, e Daniel Dias disputam mesma categoria nas Paralimpíadas (Foto: Cleber Mendes/FOTOCOM.NET/CPB) 
Avelino enfrenta o favorito Daniel Dias em Londres
(Foto: Cleber Mendes/FOTOCOM.NET/CPB)
 
As dificuldades na vida de Avelino não se restringem às barreiras impostas pela poliomielite adquirida aos nove meses de vida. Após o Mundial de 2006, na África do Sul, ele descobriu um câncer de próstata, cuja solução foi cirurgia. Após os Jogos de Pequim, rompeu tendões do ombro, teve de passar por nova cirurgia e ficou seis meses longe das piscinas. Uma semana antes da seletiva para Londres, no mês de junho, em São Paulo, perdeu o pai, Otacílio Avelino, vítima de infarto.
Aliado a esses problemas, o potiguar natural de Ipanguaçu, diz que começou a "amarelar". Segundo ele, os treinamentos eram ótimos, mas quando disputava provas internacionais, o rendimento era abaixo do esperado e os efeitos colaterais eram os mais diversos.
- Eu ficava apático. Em 1997, por exemplo, quando falaram que a próxima prova era a minha, eu tive incontinência urinária, taquicardia... Isso atrapalhava muito minha performance na água - lembra.
A solução encontrada foi procurar tratamento psicológico. Segundo ele, as primeiras sessões com a psicóloga já foram suficientes para mudar o modo de pensar e de agir durante as provas.
- Ela me deu alguns toques. Agora, quando eu percebo que estou ficando nervoso, por exemplo, é só controlar a respiração e ver que é só mais uma prova.

Rio 2016

O paratleta quer encerrar a carreira em grande estilo nas Paralimpíadas do Rio, em 2016. Como vai estar com 50 anos, já iniciou um trabalho de musculação como nunca fez antes, mas que é necessário. Avelino conta que o próprio diretor da federação duvidou e questionou se era realmente necessário esse esforço.
- Eu sei que é difícil, mas vou focar. Depois de Londres vou procurar um fisiologista para melhorar ainda mais meu rendimento - promete o competidor, que pretende se aposentar após o Rio.

Fonte : Globo.com

SEGUIDORES

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS
A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas mudou de local. A travessia seria na praia de Periperi, mas devido a realização de eventos festivos no bairro ficará inviável a realização da prova no local. A etapa vai acontecer na praia de São Thomé de Paripe. Informações: 2ª ETAPA CAMPEONATO BAIANO DE ÁGUAS ABERTAS DIA: 29/04/2012 LOCAL: SÃO THOMÉ DE PARIPE Inscrições até: Quinta-feira, 19 de Abril de 2012 PROVAS: MIRIM / PETIZ / FESTIVAL / PRINCIPAL (4KM) FBDA Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!! -- Postado por DingSports

TOP 5 FEMININO E MASCULINO

TOP 5 FEMININO E MASCULINO
COPA DO MUNDO 10 KM

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

Histórico

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado. Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

Histórico no Brasil

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos, Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.


FONTE : BLOG TUDO SOBRE NATAÇÃO

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano
Já classificados para o Sul-Americano da modalidade, nadadora se sagra pentacampeã brasileira, enquanto atleta leva seu terceiro título na competição

Implosão da Fonte Nova - Falecimento do Clube Olímpico de Salvador

Foi prometido uma piscina de 50 metros no bairro de brotas dentro da FUNDEC , Bonocô e Até agora Nada ... Falta de Respeito com o povo Baiano que todo ano revela Ótimos Atletas no Senário Mundial da Natação.

13ª Edição - Especial de Aniversário - 1 ano EVOLUIR KIDS

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ
COLÉGIO SALESIANO DO SALVADOR CAMPEÃO DO CIRCUITO CVC DE NATAÇÃO ESCOLAR EM 2011 LEVA O TROFÉU INTERESTADUAL PARABÉNS AOS ALUNOS DO SALESIANO

VISUALIZAÇÃO DE PÁGINA

DINGSPORTS APRESENTA...

Minha foto
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Católica de Salvador . Treinador de Equipe de Natação Técnicista e professor de adaptação e iniciação ao meio aquático que a 20 anos presta serviço a sociedade com o intuito de concientizar a todos sobre a importância da prática nas diversas modalidades esportivas e principalmente aquáticas do nosso planeta como fonte maior de saúde,Paz e Alegria.

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'
Nadador americano diz que se prepara para os prováveis seis últimos meses de sua carreira para deixar as raias da forma como sempre sonhou

EDIÇÃO ESPORTES "EVOLUIR KIDS"

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO
Será realizado nesse dia três de setembro no Clube dos 100 na cidade de santo Antônio de Jesus o 3º TROFÉU ENIO LUIS DE NATAÇÃO as 14 horas com a participação da maioria dos Clubes da Capital e Principalmente do Interior do Estado

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico
MAIS UM BAIANINHO RETADO E QUE VEM PARA BRIGAR EM ÁGUAS ABERTAS MUNDO Á FÓRA

MAR GRANDE 2011

ENTREVISTA

Telejornal Infantil Evoluir kids

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS ?

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS  ?
Um parque Ecológico cheio de Aventuras em harmonia total com a Natureza. Venha passear com segurança e conheça mais essa proeza da BAHIA. PODIOSPORTS