segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lucas Kanieski vai ou não vai para a Seletiva Olímpica?

 Lucas Kanieski terminou a Maratona Internacional de Santos em 24o lugar, segundo melhor brasileiro na prova, e automaticamente deveria ter a vaga para disputar a Seletiva Olímpica que acontecerá no dia 10 de junho em Setúbal, Portugal.

FOTO/douradosnews.com.br
 
Acontece que o boletim número 403/11 de 21 de dezembro do ano passado da CBDA indica que talvez apenas um nadador tem classificação automática para o evento. O outro dependerá da aprovação da organização do evento. Para ver o boletim da CBDA, clique aqui.

Indo mais a fundo, encontramos o Boletim Oficial da Olympic Marathon Swim Qualifier emitido pela Federação Portuguesa de Natação e lá fala-se em dois atletas por prova, desde que não tenham nadadores classificados entre os 10 primeiros do Mundial de Shanghai e já classificados para Londres.
Para conferir o link do Boletim Oficial clique aqui. 

Em 2008, a Seletiva Olímpica foi no local da prova na China. Lá, Allan do Carmo garantiu o direito de sua primeira Olímpiada ao terminar a prova em sexto lugar. O Brasil ainda teve Marcelo Romanelli Soares que terminou em 25o lugar.
Assim, ao que tudo indica, Kanieski vai mesmo a Portugal tentar a sua vaga olímpica em junho.

Fonte : Blog do Coach/Esport TV/Globo.com

domingo, 29 de janeiro de 2012

Thorpe baixa mas não convence


Ian Thorpe era uma das maiores atrações do Euro Meet neste final de semana em Luxemburgo. Atração pelo que já fez e não pelo que anda fazendo. Nos 200 livre, disputados sábado, ficou em quarto lugar com 1:51:51.

Hoje, foi a vez dos 100 livre. Se classificou com o terceiro tempo com 50:82 baixando dos 51 pela primeira vez desde que retornou a natação competitiva. Na final, baixou mais ainda, 50:76 mas acabou em sexto lugar.

Fonte : Blog do Coach

Ana Marcela ganha bronze. Allan e Kanieski na luta por vaga olímpica.

 Primeiro pódium internacional dos esportes aquáticos do Brasil em 2012. Ana Marcela terceira colocada na Travessia Internacional de Santos.


Rio de Janeiro/RJ – A 6ª Maratona Internacional de Santos-Unisanta/Travessia Renata Agondi abriu, neste domingo, 29/01, na praia da Aparecida, o Circuito de 10 km da Copa do Mundo FINA 2012, com medalha de bronze para Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo (22º)  e Lucas Kanieski (24º) como os brasileiros mais bem colocados na prova, logo, classificados para disputar a Travessia de Setubal/Portugal, em junho, que será a última chance para conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.

No pódio feminino ficaram a italiana Martina Grimaldi e a alemã Ângela Maurer, adversárias conhecidas das atletas brasileiras. No Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho do ano passado, Ângela  disputou a medalha de ouro na prova de 25 quilômetros com a brasileira Ana Marcela Cunha, que acabou levando a melhor.

- Valeu demais o resultado. A prova foi difícil, com campeãs mundiais e várias atletas já classificadas para os Jogos de Londres.  Na última bóia fiz a curva mais aberta e isso me prejudicou um pouco, mas gostei muito do resultado – disse Ana ao final do percurso.

No masculino o grego Spyridon Giannottios foi o vencedor, seguido pelo italiano Nicola Bolzonello e pelo canadense Richard Weinberg. Após uma chegada apertada em que foi preciso recorrer às filmagens para verificar a colocação correta de todos os atletas, os brasileiros Allan do Carmo e Lucas Kanieski foram confirmados como os primeiros do país a deixar a água, respectivamente, em 22° e 24° lugar, e serão inscritos pela CBDA para participação na Travessia de Setubal, em Portugal, no mês de junho. As inscrições vão até o próximo dia 31/01 e a FINA ainda pode limitar a participação a um atleta por país.

O Brasil será representado em Londres na prova feminina por Poliana Okimoto, sexta  colocada no Mundial de Xangai, na prova de 10 quilômetros. Ana Marcela, 11ª na mesma prova, está como a primeira reserva para a Olimpíada.

Em Santos, participaram muitos astros e estrelas das maratonas aquáticas. Doze atletas já classificados para os Jogos Olímpicos de Londres entre campeões e medalhistas mundiais e pan-americanos.
A próxima parada da Copa do Mundo FINA será na Argentina, na cidade de Viedma, no dia 4 de fevereiro.
A Maratona Aquática Internacional de Santos foi realizada com recursos dos Correios, Bradesco/Leis de Incentivos Fiscais, Speedo e Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2012

Santos – Brasil – 29 de janeiro
Viedma – Argentina – 4 de fevereiro
Eilat – Israel – 1º de abril
Cancún – México – 21 de abril
Lac St. Jean – Canadá – 26 de julho
Long Megantic – Canadá – 11 de agosto
Hong Kong – 7 de outubro
Shantou – China – 14 de outubro

 Fonte : CBDAWEB/blog do coach

Gustavo Araújo vence Desafio Aéreo de Surfe em Maresias

Surfista paulista bate o favorito Ícaro Rodrigues na decisão e leva prêmio da competição com as manobras mais plásticas da modalidade 



São Paulo (SP) -O título do Desafio Aéreo de Surfe ficou para o paulista Gustavo Araújo. Neste domingo (29), o surfista aproveitou a boa fase e manteve a média de altas manobras para faturar o campeonato que contou com oito feras da modalidade de três estados brasileiros, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). O evento, que começou no dia anterior, teve Ícaro Rodrigues como vice-campeão. O bronze ficou para o catarinense Gustavo Schilikmann. Completaram a classificação Robson Santos, Igor Morais, Leo Hereda, HJ Norton e Kaique Fernando. Foram 22 baterias com confrontos homem x homem e a média de notas foi de 7.12.

F1- Gustavo Araújo campeão do Desafio

"Foi muito irado o campeonato com toda a galera do aéreo. Todos executaram manobras difíceis. Foi bastante divertido e importante para a nossa modalidade. Fiquei bem tranquilo nas baterias e cheguei na decisão para pegar ondas com o Ícaro Rodrigues, que vinha com altas médias no Desafio. Na final, eu esperei ‘a onda’ e dei o meu melhor aéreo. O Ícaro não conseguiu mandar nenhum ‘monstro’. Estou amarradão e feliz", relata Gustavo Araújo.

F2- Campeão recebe prêmio

Na bateria final, o campeão de 2012 contou o azar de Ícaro Rodrigues durante os 30 minutos de apresentação e tirou um 7.6, nota considerada acima da média. Já o vice-campeão, Ícaro Rodrigues, apontado como favorito, não conseguiu uma onda para repetir as notas altas e saiu sem nenhuma manobra da decisão. Antes, durante as repescagens e as semifinais, o surfista de Santos(SP) conseguiu anotar um 10.0, um 9.5 e um 7.67.

O campeão Gustavo Araújo recebeu o prêmio de R$ 6 mil. O valor, segundo o surfista, será investido em um campeonato no Equador, no próximo mês. "Vou embarcar para o Equador para competir e aprimorar minhas técnicas", explica Gustavo Araújo.

F3- Ícaro Rodrigues comemora nota 10

O domingo de sol em Maresias contou com condições de mar ideais para salto e manobras aéreas e ondas de meia a um metro. As baterias começaram com a repescagem e as melhores notas para Robson Santos (7.33) e Ícaro Rodrigues (10.0).

"Estava esperando mandar esse aéreo perfeito no sábado e a manobra rolou no domingo. Consegui pegar uma ‘esquerda’ boa e fiz o movimento. Tudo isso é fruto de muito treino", reforça Ícaro Rodrigues, que depois mandou mais um 9.5, mas acabou perdendo a final.

F4- Gustavo Schilikmann

Veja os resultados das baterias deste domingo:

Semifinais e repescagens:
Igor Morais 7.0 x 5.83 Leo Hereda
Ícaro Rodrigues 10.0 x 7.33 Robson Santos

Robson Santos 7.6 x 9.5 Ícaro Rodrigues
Gustavo Schilikmann 5.17 x 6.67 Gustavo Araújo

Repescagem final:
Gustavo Schilikmann 3.23 x 7.67 Ícaro Rodrigues

Final:
Gustavo Araújo 7.67 x 0.0 Ícaro Rodrigues

Veja a classificação final:
1º - Gustavo Araújo
2º - Ícaro Rodrigues
3º - Gustavo Schilikmann
4º - Robson Santos
5º - Igor Morais
6º - Leo Hereda
7º - Kd Norton
8º - Kaique Fernando

Sustentabilidade -O Desafio Aéreo de Surfe, em São Sebastião, contou com atividades sustentáveis para a preservação do meio ambiente com a comunidade local e com os turistas que visitam o litoral norte paulista no verão. A coordenadora pedagógica do evento, Bruna Nazari, deu dicas de cuidados com a praia. Além disso, crianças e jovens tiveram uma oficina de bijuterias.

F5- Ação de recreação sustentável

O Desafio Aéreo conta com patrocínio da Skol, apoio do Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Sebastião, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, ABRASP, Federação Paulista de Surf (FPSurf) e da Associação de Surfe de São Sebastião (ASSS).



A I / ZDL
Foto1-3-4 / Edu Grigaitis / Balaio / Divulgação
Foto2-5 / Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Fonte : PODIOSPORT

Jeferson Silva campeão do Huanchaco Longboard Pro

Brasileiro também se tornou campeão sul-americano de Longboard da temporada 2012 na final contra o defensor do título, o peruano Piccolo Clemente

 O brasileiro Jeferson Silva venceu o Huanchaco Longboard Pro apresentado pela Rip Curl e se tornou o campeão sul-americano de 2012 nos pranchões. A decisão foi contra o defensor do título, o peruano Piccolo Clemente, que vinha batendo recordes nas ondas de 2-3 pés do sábado na Playa El Elio, em Trujillo, no norte do Peru. Os dois se classificaram para representar a América do Sul nas etapas do ASP World Longboard Tour 2013 que definem o campeão mundial da modalidade.

O peruano já vai disputar o Circuito Mundial de Longboard neste ano, junto com o paulista Danilo Rodrigo, o Mulinha, vice-campeão na final contra Piccolo Clemente no ano passado em Huanchaco. Antes de bater o atual campeão na decisão do título, Jeferson Silva passou por outro brasileiro que já venceu a etapa com nível máximo 6 estrelas no Peru em 2010, Rodrigo Sphaier, de Saquarema (RJ).


F1- Jeferson Silva (BRA) 

Foi nesta semifinal que Jeferson fez a sua melhor apresentação em Trujillo, ganhando o duelo por 16,17 x 13,03 pontos. Na grande final, não entraram muitas ondas boas para os dois competidores. Com duas notas na casa dos 6 pontos nas apenas três ondas que surfou, o brasileiro confirmou a vitória por 12,57 x 10,53 pontos, faturando o prêmio máximo de 8 mil dólares. Já Piccolo Clemente ficou com 3,5 mil dólares pelo vice-campeonato.

O peruano era o grande favorito a mais um título no Huanchaco Longboard Pro. Ele surfou ondas excelentes nas duas baterias que disputou antes da final. No duelo peruano contra Jose Juan Corzo pelas quartas de final, recebeu nota 9 na melhor apresentação do campeonato. E na semifinal contra o brasileiro Jaime Viúdes, somou um 8,5 na vitória por 15,83 x 12,60 pontos que o levou para sua segunda final consecutiva em Trujillo.

  F2- Piccolo Clemente (PER)

MAIS RICA DO ANO - O Huanchaco Longboard Pro Peru 2012 apresentado pela Rip Curl é o único evento com nível máximo 6 estrelas do calendário do ASP World Qualifying Series (LQS) neste ano. Das nove etapas previstas para 2012, nenhuma outra oferece premiação de 30 mil dólares. São cinco com nível 1 estrela, duas com 2 estrelas e apenas uma com 3 estrelas, o Newquay Boardmasters de 15 mil dólares, agendado para os dias 06 a 12 de agosto na Inglaterra, que ainda aguarda confirmação por parte dos organizadores.

FINAL DO HUANCHACO LONGBOARD PRO PERU:
Campeão: Jeferson Silva (BRA) com 12,57 pontos - US$ 8.000 e 3.500 pontos
Vice-campeão: Piccolo Clemente (PER) com 10,53 pontos - US$ 3.500 e 2.640 pontos

SEMIFINAIS - 3.o lugar - US$ 2.250 e 2.080 pontos:

1.a: Jeferson Silva (BRA) 16.17 x 13.03 Rodrigo Sphaier (BRA)
2.a: Piccolo Clemente (PER) 15.83 x 12.60 Jaime Viúdes (BRA)

QUARTAS DE FINAL - 5.o lugar - US$ 1.500 e 1.560 pontos:
1.a: Jeferson Silva (BRA) 15.00 x 13.33 Matheus Cunha (BRA)
2.a: Rodrigo Sphaier (BRA) 14.17 x 8.80 Anderson Silva (BRA)
3.a: Piccolo Clemente (PER) 14.67 x 8.67 Jose Juan Corzo (PER)
4.a: Jaime Viúdes (BRA) 12.33 x 10.60 Yan Guimarães (BRA)

RANKING DO ASP SOUTH AMERICA LONGBOARD SERIES 2012:

01: Jeferson Silva (BRA) - 3.500 pontos
02: Piccolo Clemente (PER) - 2.640
03: Rodrigo Sphaier (BRA) - 2.080
03: Jaime Viúdes (BRA) - 2.080
05: Matheus Cunha (BRA) - 1.560
05: Anderson Silva (BRA) - 1.560
05: Juan Jose Corzo (PER) - 1.560
05: Yan Guimarães (BRA) - 1.560
09: Roger Barros (BRA) - 920
09: Carlos Bahia (BRA) - 920
09: Tamil Martino (PER) - 920
09: Ronald Reyes (VNZ) - 920
13: Danilo Rodrigo (BRA) - 800
13: Robledo de Oliveira (BRA) - 800
13: Paulo Giachetti (BRA) - 800
13: Wenderson Biludo (BRA) - 800


ASP South America / João Carvalho
Foto1 / Diego Freire / ASP South America / Divulgação
Foto2 / Peru Surf / Divulgação      

Fonte : Podiosport

20 maiores potências esportivas do mundo

1- Estados Unidos – Como era de se esperar, o país terminou 2011 no topo entre as principais potências esportivas. Destaque para o time de natação norte-americano, um dos mais fortes do mundo. Foto: AP

 2- China – É a segunda maior potência esportiva do mundo. Chen Yibing faturou o Mundial de ginástica em 2011 e é um dos destaques do esporte do país. Foto: AP

 3- Rússia – Com uma forte tradição esportiva, a Rússia ocupa terceira posição. A seleção feminina de vôlei, por exemplo, venceu a Liga Mundial em 2011. Foto: AP

 

 4- Alemanha – O país terminou 2011 na quarta posição entre as principais potências esportivas. Matthias de Zordo conquistou a medalha de ouro no arremesso de dardo no Mundial de Atletismo é forte candidato ao ouro em Londres. Foto: AP

 


5- França – País ocupa a quinta posição. A judoca Lucie Decosse é um dos destaques do esporte no país. Foto: AP

 

 6- Reino Unido – País terminou 2011 na sexta posição. Destaque para Mo Farah. Eleito melhor atleta da Europa no atletismo ele é praticamente garantia de medalha. Foto: AP

 

 7- Itália – O ‘país da bota’ vive um bom momento no esporte. Paolo Pizzo é um dos favoritos a ganhar uma medalha na esgrima. Foto: Ap

8- Austrália – País terminou o ano na oitava posição entre as principais potências esportivas. James Magnussen conquistou a medalha de ouro nos 100 metros livres no Mundial de Natação. Foto: AP

 

9- Canadá – O país ocupa a nona posição. Uma das grandes forças do esporte canadense é o futebol feminino, que venceu o Brasil e faturou a medalha de ouro do Pan Americano. Foto: AP

 

10- Japão – O país terminou 2011 na décima posição. E é outra grande força do futebol feminino. Tanto que conquistou a Copa do Mundo ao bater os Estados Unidos na final. Foto: AP

 

 11- Córeia do Sul – O país é um dos asiáticos mais fortes no esporte. Um dos destaques é a patinadora kim Yu Na. Foto: AP

 12- Holanda - Apesar de ser um país pequeno, a Holanda é uma potência esportiva. Entre os destaques está a velejadora Marit Bownmeester que se sagrou campeã mundial da classe laser em 2011. Foto: AP

 

 13- Noruega – O país encerrou 2011 na décima terceira posição entre os principais celeiros de campeões do mundo.Um dos destaques é o nadador Alexander Dale Oen, ouro nos 100m peito no Mundial de natação do ano passado. Foto: AP

 

 14- Espanha – O país terminou o ano em 2011 na décima quarta posição. Um dos pontos fortes do país é o basquete. Tanto que venceu a Eurobasket do ano passado. Foto: AP

 

 

15- Áustria – País terminou o ano na décima quinta posição. Destaque para Benjamin Karl é medalha de ouro no slalon gigante no Mundial de Snowboard. Foto: AP

 17- Brasil – País salta nove posições e figura na décima sétima posição entre as principais potências do esporte no mundo. Nosso destaque é o medalhista olímpico e recordista mundial dos 100m, César Cielo. Foto: AP

 

 18- República Tcheca – País terminou na décima oitava posição entre as principais potências do esporte no país. Destaque para a patinadora Martina Sablikova. Foto: AP

 

 19- Quénia – O país africano terminou 2011 na décima nova posição. Destaque para o Abel Kirui renovou o título mundial da maratona no ano passado. Foto: AP

 

 20- México - O país terminou 2011 na vigésima posição. Destaque para o atleta do pentatlo moderno Oscar Soto, que conquistou a medalha de ouro no Pan do ano passado. Foto: AP

 

Fonte : Yahoo.com

 


sábado, 28 de janeiro de 2012

Show de acrobacias marca eliminatórias do Desafio Aéreo de Surfe em Maresias

Feras da modalidade disputam competição em São Sebastião (SP) e as finais estão marcadas para o domingo




F1- Gustavo Schilickmann está classificado para as semifinais
São Paulo (SP) - Alguns dos melhores surfistas do País disputam neste domingo (29) a decisão do Desafio Aéreo de Surfe, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). O evento começou neste sábado com a presença de oito atletas de três estados. Os destaques do primeiro dia foram o paulista Gustavo Araújo e o catarinense Gustavo Schilikmann, que conseguiram as melhores manobras no qualifying e já estão classificados para as semifinais. Os outros dois finalistas serão conhecidos na manhã deste domingo durante as repescagens.

F2- Gustavo Araujo, destaque do sábado
A baterias deste sábado foram no estilo ‘homem x homem’, com 30 minutos de duração, com ondas de um metro e meio e condições de mar ideais para a pratica da modalidade. As manobras do surfe aéreo têm efeito visual diferenciado. O surfista chega a voar para fora da onda com sua prancha aplicando variações como drop e 360 graus para depois retornar à onda.

F3- Léo Hereda vai disputar vaga no domingo

"Consegui avançar à decisão e prometo arriscar tudo para faturar o prêmio. Neste sábado consegui aplicar manobras como o 360 corretamente, que me ajudaram a chegar na final", explica Gustavo Araújo.

O catarinense Gustavo Schilikmann também ficou feliz com as duas vitórias do dia e destacou o alto nível do campeonato. "O evento só tem grandes nomes e a estrutura é fantástica. É uma oportunidade de ouro para os surfistas de aéreo. A modalidade está crescendo", garantiu.

F4- Ícaro Rodrigues tentará classificação

Na primeira bateria, KJ Noton superou Kaique Fernando tirando uma nota 4.0 contra 0.0. Na segunda, Gustavo Araújo tirou 5.23, mas o 6.17 de Gustavo Schilikmann deu vantagem ao catarinense. Na sequência, Robson Santos até que tirou uma nota acima da média (5.9), mas os 8.17 Igor Morais colocaram o adversário dele nas quartas-de-final. O último confronto colocou Ícaro Rodrigues na fase seguinte.

F5- Igor Moraes será adversário de Le

Nas quartas, Gustavo Araújo e Gustavo Schilikmann foram os melhores e garantiram passagem automática para as finais. Nas repescagens, envolvendo os perdedores, Ícaro Rodrigues e Leo Hereda venceram os adversários e lutarão por uma vaga nas semifinais neste domingo.

A melhor nota do dia foi justamente na repescagem. Ícaro Rodrigues alcançou 9.0."Estou muito feliz com as manobras e meu desempenho na eliminatória. Espero que domingo seja melhor ainda e meu objetivo é um 10. Vou buscar uns aéreos 360 e o Superman", relata o surfista paulista.

F6- Os oito surfistas

 Confrontos da repescagem de domingo:
Igor Morais x Leo Hereda
Robson Santos x Ícaro Rodrigues.

Veja os resultados das baterias deste sábado:

Primeiras baterias:
Kaique Fernando 0.0 x 4.0 KJ Noton
Gustavo Araújo 5.23 x 6.17 Gustavo Schilikmann
Robson Santos 5.9 x 8.17 Igor Morais
Leo Hereda 5.10 x 5.17 Ícaro Rodrigues

Quartas-de-final e repescagem:
Igor Morais 0 x 5.83 Gustavo Araújo
Gustavo Schilikmann 6.67 x 0.0 Robson Santos
Ícaro Rodrigues 9 x 6.83 Kaique Fernando
Leo Hereda 6.83 x 4.13 KJ Noton

O Desafio Aéreo conta com patrocínio da Skol, apoio do Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Sebastião, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, ABRASP, Federação Paulista de Surf (FPSurf) e da Associação de Surfe de São Sebastião (ASSS).


A I / ZDL
Foto1-2-5 / Edu Grigaitis / Balaio / Divulgação
Foto3-4-6 / Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Fonte : Podiosport

Scheidt e Prada são bicampeões da Rolex Miami OCR

Dupla brasileira ficou em terceiro lugar na medal race, neste sábado, resultado suficiente para conquistar novamente a etapa de abertura da Copa do Mundo de Vela em 2012


 São Paulo - Robert Scheidt e Bruno Prada são os bicampeões da Rolex Miami OCR, primeira etapa da Copa do Mundo de Vela em 2012. A dupla brasileira, que estava na liderança da competição, ficou com o terceiro lugar na medal race, neste sábado (28/1), somando 37 pontos perdidos. Os franceses Xavier Rohart e Pierre Alexis Ponsot, França são os vice-campeões, com 48 pontos, seguidos pelos noruegueses Eivind Melleby e Petter Morland Pedersen, com 50.

Esta é a segunda vitória de Scheidt e Prada na Rolex Miami OCR. A dupla foi campeã também em 2011, quando venceu quatro das cinco etapas da Copa do Mundo de Vela - além da disputa de Miami, a Semana Olímpica Francesa, em Hyères, Delta Lloyd Regatta, em Medemblik, e a Skandia Sail for Gold Regatta, Weymouth (ING). Líderes do ranking mundial da classe Star, os brasileiros querem repetir o feito este ano, visando à preparação para os Jogos de Londres, em julho.


Regularidade, arma para vitória brasileira

"Este é o nosso nono título consecutivo", destaca Bruno Prada, lembrando que ele e Scheidt não perdem uma competição desde a Semana Olímpica Francesa, em Hyères, em abril de 2011. "É o resultado de todo um trabalho de desenvolvimento de equipamentos que estamos fazendo desde o início de 2011, como parte da preparação para a Olimpíada de Londres", disse. Scheidt e Prada aproveitaram a competição em Miami para testar materiais diferentes, como uma nova vela.

Na medal race, neste sábado, mesmo com vento fraco e muito rondado, a dupla brasileira fez uma largada excelente, de acordo com Prada. "Ao mesmo tempo, os suecos e os noruegueses largaram mal, o que nos favoreceu. Fizemos um trabalho tático, sempre marcando as duas duplas, não deixando elas navegarem sozinhas", explicou o velejador, referindo-se às duplas adversárias que tinham maior chance de chegarem ao título.

Terceiro lugar na medal race garante o bi

A primeira etapa da Copa do Mundo de Vela reuniu vários velejadores entre os melhores do mundo, em dez classes olímpicas e três paraolímpicas, e teve um saldo positivo para Scheidt e Prada. "Foi muito bom termos vindo", assegurou Bruno. A próxima competição da dupla é a Seletiva Olímpica de Búzios, a partir de 2 de fevereiro, onde os brasileiros vão buscar a vaga para os Jogos de Londres.

Classificação final da Star, após a Medal Race e um descarte:
1º - Robert Scheidt e Bruno Prada, Brasil, 37 pontos perdidos (1+8+7+5+2+1+3+7+4+1+6)
2º - Xavier Rohart e Pierre Alexis Ponsot, França, 48 pp (4+9+9+8+5+12+1+1+5+2+4)
3º - Eivind Melleby e Petter Morland Pedersen, Noruega, 50 pp (8+2+4+3+8+4+5+3+1+13+12)
4º - Fredrik Loof e Max Salminen, Suécia, 51 pp (2+5+2+9+7+2+6+2+3+4+18)
5º - Peter O'Leary e David Burrows, Irlanda, 56 pp (10+12+15+2+3+3+7+6+2+3+8)

Líderes do ranking mundial da ISAF

Robert Scheidt e Bruno Prada retomaram a liderança do ranking mundial da classe Star no início de janeiro. De acordo com a relação divulgada pela Federação Internacional de Vela (Isaf), Scheidt e Prada somam 4.646 pontos, à frente dos italianos Diego Negri e Ferdinando Colaninno (4.524) e dos noruegueses Eivind Melleby e Petter Morland Pedersen (4.518).

Robert e Bruno venceram três regatas em Miami

A dupla brasileira se manteve na primeira posição de julho de 2010 a novembro de 2011. No mês seguinte, passaram para o segundo lugar, já que não disputaram o Campeonato Europeu de Vela, e voltaram à ponta depois de conquistar o título mundial em Perth, na Austrália, também em dezembro. A temporada 2011 foi uma das melhores da carreira dos dois velejadores. Eles ganharam 11 dos 13 campeonatos que participaram, sendo cinco deles sem precisar disputar a medal race. Com o resultado deste sábado, em Miami, a liderança do ranking está garantida por mais um período.

Robert Scheidt tem patrocínio do Banco do Brasil, Prada e Rolex. Robert Scheidt e Bruno Prada têm o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Vela e Motor.

Mais informações no site www.robertscheidt.com.br


A I / Local da Comunicação
Foto / Rolex / Daniel Forster / Divulgação

Caio Ibelli é o novo campeão mundial do ASP Pro Junior

Brasileiro conquistou o quinto título para o Brasil na bateria extra entre os líderes do ranking contra o australiano Garrett Parkes na Gold Coast


 O paulista Caio Ibelli é o novo campeão mundial Pro Junior da ASP. Ele faturou o título numa bateria extra, entre os dois surfistas que terminaram empatados em primeiro lugar no ranking das três etapas do circuito Sub-21 mais importante do esporte. O australiano Garrett Parkes chegou até a vibrar junto com toda a praia após a sua última onda e não se conformou com o resultado. Ele não conseguiu os pontos que precisava e Caio Ibelli aumentou para cinco o recorde de títulos do Brasil em treze edições da categoria Pro Junior na ASP.

"Ganhamos Brasil. Esse título é de todos vocês que acreditaram em mim e estiveram comigo todo tempo. Muito obrigado Deus, sempre comigo e eu sei disso. Obrigado a Oakley, Ricardo Martins (shaper das suas pranchas), Pinga (Luis Henrique Sabóia da Oakley Brasil), pai, mãe, Lú, todos os meus amigos. Esse é nosso. Brasil na cabeça!", postou Caio Ibelli no seu Facebook, minutos depois da conquista.


 Caio Ibelli (BRA)

Garrett Parkes dominou a primeira metade da decisão do título. Abriu a bateria com nota 6,33, Caio Ibelli falhou em três ondas seguidas nas difíceis condições do mar e o australiano surfou outra onda parecida, nota 6,83. De tanto tentar, o brasileiro pega uma direita boa, ataca o lip duas vezes e acerta um aéreo reverse perfeito. Sem perder velocidade, segue aplicando manobras para ganhar nota 8,67 nessa onda. Depois faz uma regular - 6,07 - e abre 7,92 pontos de vantagem a 8 minutos do fim.

O australiano pega uma onda no último minuto, mas era fraca. Ainda entra outra melhor nos segundos finais, mais longa, Garrett Parkes acerta boas manobras antes de voar para um aéreo rodando sem as mãos e ainda ataca a junção na finalização. Ele acreditou que tinha conseguido a virada e a torcida vibrou junto. No entanto, nenhum dos cinco juízes deu mais do que nota 7,5 para ele. A média ficou 7,17 e Caio Ibelli ganhou o duelo dos líderes por 14,74 x 14,00 pontos.

Caio Ibelli (BRA) 

BRASIL 2 X 0 AUSTRÁLIA - Foi a segunda derrota do australiano para os brasileiros no sábado em Burleigh Heads. Ele teve a chance de assumir a liderança isolada no ranking contra Filipe Toledo nas quartas de final. Era só vencer a bateria. Parkes também largou na frente, abrindo vantagem a cada onda. Mas, o ubatubense conseguiu uma virada sensacional nos 3 minutos finais. Saiu da "combination" (quando precisa de mais de 10 pontos) com uma nota 6 e na seguinte ganhou 6,37. A diferença caiu para 7,98 pontos.

Nos últimos segundos, novamente ignorou a prioridade de escolha do adversário, achou uma direita abrindo a parede, acelerou e mandou um aéreo 360 sem as mãos muito alto, incrível. Seguiu variando o seu arsenal de manobras modernas até o fim da onda e arrancou um 9,27 dos juízes, fechando o placar em 15,74 x 14,44 pontos. Filipe avançou para as semifinais e Caio Ibelli continuava líder do ranking, empatado com Garrett Parkes em 17.000 pontos.

    Wade Carmichael 

EMPATE CONSUMADO - Ele era o único que poderia superá-los, mas só com a vitória no Billabong ASP World Junior na Gold Coast. Então, teria que vencer mais duas baterias e surfou bem de novo contra o havaiano Nathan Carvalho nas semifinais. Foi mais um duelo emocionante em Burleigh Heads, apesar das ondas irregulares do sábado e de toda a semana num dos melhores picos da Austrália.

A disputa foi acirrada e Filipe Toledo acabou perdendo a chance de conquistar o título mundial em outro placar apertado, 16,50 x 15,26 pontos, desta vez com vantagem para o adversário. Com o resultado, o empate de Caio Ibelli com Garrett Parkes foi consumado e o campeão seria definido em uma bateria extra, vencida pelo brasileiro.

SURF OFF - E o título mundial de Caio Ibelli foi merecido. Pelas regras antigas de desempate nos rankings mundiais da ASP, ele também seria o campeão por ter vencido a etapa do Brasil. Dos três resultados, seriam computados os dois melhores e o brasileiro levaria vantagem com um primeiro e um quinto lugar, contra um terceiro e um quinto do australiano.

A categoria Pro Junior acabou estreando a "World Title Surf Off", uma bateria extra entre os líderes do ranking para definir o campeão mundial. Com a vitória de Caio Ibelli sobre Garrett Parkes, o Brasil escreve mais um capítulo na história do esporte e da ASP.

FINAL DE ESTREANTES - Os outros dois surfistas que chegaram no sábado com chances de título perderam nas duas primeiras baterias do dia. O francês Medi Veminardi, da Ilha Reunião, barrou o australiano Jack Freestone, que buscava o bicampeonato mundial na Gold Coast. E o pernambucano Ian Gouveia não achou as ondas contra Wade Carmichael, que acabou vencendo o Billabong ASP World Junior na Gold Coast.

A final foi entre dois novatos no Circuito Mundial Pro Junior da ASP. O australiano Wade Carmichael que já havia barrado o agora campeão Caio Ibelli na terceira fase, bem como o havaiano Nathan Carvalho que parou Filipe Toledo nas semifinais, não competiram na primeira etapa em Bali, Indonésia, nem na estreia do Arnette ASP World Junior na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro.

 Alessa Quizon (HAV)

HAVAIANAS CAMPEÃS - Outro fato inédito aconteceu na categoria feminina. Leila Hurst se tornou a primeira campeã mundial Pro Junior do Havaí na ASP. Graças à vitória de outra surfista das ilhas sobre a australiana Philippa Anderson, que precisava ganhar o Billabong ASP World Junior para ficar com o título. Alessa Quizon derrotou Leila Hurst na semifinal, mas garantiu a festa havaiana em Burleigh Heads com uma larga vantagem de 13,67 x 8,67 pontos sobre a australiana na bateria final.

 Leila Hurst (HAV)  
 
RANKING PRO JUNIOR 2011 MASCULINO - final das três etapas:

01: Caio Ibelli (BRA) - 17.000 pontos
02: Garrett Parkes (AUS) - 17.000
03: Davey Cathels (AUS) - 15.750
04: Jack Freestone (AUS) - 15.000
05: Filipe Toledo (BRA) - 14.750
06: Ian Gouveia (BRA) - 12.750
07: Marco Fernandez (BRA) - 12.000
07: Conner Coffin (EUA) - 12.000
09: Andrew Doheny (EUA) - 10.250
10: Medi Veminardi (REU) - 10.000
10: Wade Carmichael (AUS) - 10.000

DECISÃO DO TÍTULO MUNDIAL PRO JUNIOR 2011 DA ASP:

Campeão: Caio Ibelli (BRA) com 14,74 pontos - notas 8,67 e 6,07
Vice-campeão: Garrett Parkes (AUS) com 14,00 pontos - notas 6,83 e 7,17

FINAL DO BILLABONG ASP WORLD JUNIOR CHAMPIONSHIP 2011:
Campeão: Wade Carmichael (AUS) com 11,17 pontos - US$ 25.000 e 10.000 pontos
Vice-campeão: Nathan Carvalho (HAV) com 10,63 pontos - US$ 10.000 e 8.000 pontos

SEMIFINAIS - 3.o lugar - US$ 5.000 e 6.500 pontos:
1.a: Wade Carmichael (AUS) 11.84 x 8.66 Medi Veminardi (REU)
2.a: Nathan Carvalho (HAV) 16.50 x 15.26 Filipe Toledo (BRA)

QUARTAS DE FINAL - 5.o lugar - US$ 2.250 e 5.250 pontos:

1.a: Medi Veminardi (REU) 12.00 x 11.50 Jack Freestone (AUS)
2.a: Wade Carmichael (AUS) 14.27 x 7.00 Ian Gouveia (BRA)
3.a: Filipe Toledo (BRA) 15.74 x 14.44 Garrett Parkes (AUS)
4.a: Nathan Carvalho (HAV) 12.13 x 9.60 Dean Bowen (AUS)

RANKING MUNDIAL PRO JUNIOR FEMININO 2011 - 3 etapas:
01: Leila Hurst (HAV) - 20.250 pontos
02: Joanne Defay (FRA) - 19.750
02: Philippa Anderson (AUS) - 19.750
04: Dimity Stoyle (AUS) - 17.000
05: Alessa Quizon (HAV) - 16.500

FINAL FEMININA DO BILLABONG ASP WORLD JUNIOR 2011:
Campeã: Alessa Quizon (HAV) com 13,67 pontos - US$ 5.000 e 10.000 pontos
Vice-campeã: Philippa Anderson (AUS) com 8,67 pontos - US$ 2.500 e 8.000 pontos

SEMIFINAIS - 3.o lugar - US$ 1.500 e 6.500 pontos:
1.a: Philippa Anderson (AUS) 15.10 x 9.34 Nage Melamed (HAV)
2.a: Alessa Quizon (HAV) 13.80 x 6.94 Leila Hurst (HAV)

QUARTAS DE FINAL FEMININAS - 5.o lugar - US$ 1.250 e 5.250 pontos:

1.a: Philippa Anderson (AUS) 13.07 x 10.83 Sarah Mason (NZL)
2.a: Nage Melamed (HAV) 15.00 x 12.67 Joanne Defay (FRA)
3.a: Leila Hurst (HAV) 15.67 x 14.76 Felicity Palmateer (AUS)
4.a: Alessa Quizon (HAV) 10.83 x 8.97 Sarah Baum (AFR)

GALERIA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS PRO JUNIOR DA ASP:

2011 na Indonésia, Brasil, Austrália: Caio Ibelli (BRA) e Leila Hurst (HAV)
2010 na Indonésia e Austrália: Jack Freestone (AUS) e Alizee Arnaud (FRA)
2009 na Austrália: Maxime Huscenot (FRA) e Laura Enever (AUS)
2008 na Austrália: Kai Barger (HAV) e Pauline Ado (FRA)
2007 na Austrália: Pablo Paulino (BRA) e Sally Fitzgibbons (AUS)
2006 na Austrália: Jordy Smith (AFR) e Nicola Atherton (AUS)
2005 na Austrália: Kekoa Bacalso (HAV) e Jessi Miley-Dyer (AUS)
2004 na Austrália: Pablo Paulino (BRA)
2003 na Austrália: Adriano de Souza (BRA)
2002: não realizado por falta de datas
2001 na Austrália: Joel Parkinson (AUS)
2000 no Havaí: Pedro Henrique (BRA)
1999 no Havaí: Joel Parkinson (AUS)
1998 no Havaí: Andy Irons (HAV)


A I / ASP South America / João Carvalho 
Foto / Kirstin Scholtz (ASP) / Divulgação

OS MELHORES DO ANO NA SUÉCIA

Autor • Redacao
Fonte • WCSA News
 
A Federação Sueca da Natação anunciou os melhores do ano de 2011. Dois veteranos, Therese Alshammar e Lars Froelander levaram os prêmios de melhores da temporada. Therese se sagrou a mais velha campeã mundial da história com 34 anos de idade e Froelander conseguiu os melhores resultados da natação masculina sueca aos 37 anos.

O técnico do ano foi Johan Wallberg, treinador de Alshammar que venceu o troféu pelo segundo ano consecutivo.

Fonte : Best Swimimg 2012

Maratona Internacional de Santos – Transmissão



 
Rio de Janeiro/RJ – A Maratona Internacional de Santos – Unisanta / Travessia Renata Agondi será transmitida neste domingo, 29/11, pela TV Santa Cecília


(http://www.santaceciliatv.com.br/webtv).


Atenciosamente,
Eliana Alves

Fonte : CBDA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Top 25 do Mundo em 2011

Uma interessante estatística me foi enviada pela WSCA – World Swimming Coaches Association. No levantamento do ranking mundial de 2011, um total de 505 nadadores de 51 países entraram na lista dos Top 25 do mundo.
O Brasil colocou 15 nadadores entre estes 25 melhores do mundo em 2011, 13 homens e somente duas mulheres.
No ranking entre países, ficamos em 11o lugar:
Estados Unidos 79 nadadores, Austrália 53, Japão 46, China 42, Grã-Bretanha 34, Alemanha 22, França 19, Itália e Rússia 18, Canadá 17.
Passamos a Hungria que ficou com 13 nadadores no Top 25 e a África do Sul que teve 14.

Fonte : Blog do Coach / globo.com

Doze olímpicos em Santos

Rio de Janeiro/RJ- A tradicional Maratona Aquática Internacional de Santos- Unisanta/ Troféu Renata Agondi abre neste domingo, 29/01, na praia da Aparecida, a partir das 10h, as etapas do circuito de 10 quilômetros da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação e desta vez o evento conta com um elenco de peso: 12 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Serão sete atletas no masculino e cinco no feminino que terminaram entre os 10 primeiros no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho do ano passado e assim conquistaram vaga para os Jogos de Londres (ver nomes no final). A brasileira Poliana Okimoto, também classificada para a Olimpíada, desta vez não participará, pois está em treinamento no centro de La Loma, no México, e retorna ao país no dia 1º de fevereiro. Mas o país conta com Ana Macela Cunha, campeã mundial em Xangai na prova de 25 quilômetros, pódio em várias edições de Santos e a primeira reserva para ocupar um lugar nos Jogos Olímpicos; e com Ingrid França.
No masculino, 16 atletas nadam os 10 quilômetros, entre eles Allan do Carmo, Samuel de Bona, Victor Simões, Vitor Colonese e Matheus Evangelista, tradicionais competidores em maratonas aquáticas, e nomes mais comuns nas provas em piscina, como o fundista Lucas Kanieski. A lista masculina de participante, aliás, é mais que o triplo da feminina. São 98 homens contra 31 mulheres. No caso brasileiro tanta concorrência tem um motivo. No feminino o Brasil já está definido, mas no masculino ainda existe a chance de um atleta representar o país.
Para os nadadores brasileiros, a importância de Santos aumenta, por ser a única seletiva nacional para a última chance de carimbar o passaporte olímpico, na Travessia de Setúbal, em Portugal, no mês de junho. Assim, o brasileiro mais bem colocado em Santos, independente da colocação, disputará a prova portuguesa. Se a Federação Internacional de Natação permitir a inscrição de dois nadadores por nação, o Brasil também enviará o segundo brasileiro melhor colocado na prova de Santos.
Atletas classificados para Londres 2012 disputando a etapa de Santos
Masculino
Gianniotis Spyros – Gre – Ouro 10km no Mundial de Xangai 2011
Sergey Bolshakov – Rus – Bronze dos 10km no Mundial de Xangai 2011
Alex Meyer – EUA
Francisco José Jodar – Esp
Julien Sauvage – Fra
Vladimir Dyatchin – Rus
Andreas Waschburger – Ale
Feminino
Martina Grimaldi –  Ita – Prata dos 10km no Mundial de Xangai 2011
Marianna Lymperta – Gre
Cecília Biagioli – Arg – Ouro no Pan de Guadalajara 2011
Jana Pechanova – Cze
Ângela Maurer – Ale – Prata dos 25km no Mundial de Xangai 2011
Erika Villaecija – Esp
Outros destaques
Richard Weibner – Can – Ouro no Pan de Guadalajara 2011
Guilhermo Bertolo – Arg – Bronze no Pan de Guadalajara 2011
Eliana Alves
Fonte : CBDA

Brasil unido e forte

Rio de Janeiro/RJ – Os rumos da natação brasileira estão em debate no Rio de Janeiro com os profissionais do departamento técnico da CBDA, técnicos representantes de clubes e das  federações nacionais. Mais de 50 especialistas estarão reunidos até sábado, 28/01, definindo regulamentos de competições, calendários, treinamento e acompanhamento dos atletas de alto rendimento e dos nadadores das categorias de base.
Técnicos de todo o país, não apenas os membros do Conselho Técnico, enviaram sugestões que estarão em análise nos três dias do evento. A natação brasileira é reconhecida mundialmente como a que mais cresce no planeta, mas, segundo observam os profissionais da área,  para continuar neste ritimo é preciso que o país olhe junto para uma mesma direção.
- Estamos num momento de padronização. Num país com dimensões continentais como o Brasil temos que começar a unificar procedimentos básicos e disseminar o conhecimento. Isto já está sendo feito por diversos canais, mas chegou o momento de entrar com força total neste objtivo. A Confederação vai assessorar a todas as federações que se interessarem no acesso à tecnologia de ponta dos treinamentos e ao que está sendo realizado no mundo – explicou o supervisor técnico da CBDA, Ricardo de Moura.
O representante do Comitê Olímpico Brasileiro na reunião, Jorge Ajuz, ressaltou a importância de se manter o foco nos atletas.
- O COB acompanha de perto tudo o que acontece com a natação brasileira. Teremos uma Olimpíada no nosso país e os técnicos têm um papel decisivo. As arenas, a estrutura dos Jogos de 2016, enfim, toda a organização desse evento não deve ser alvo da atenção dos técnicos, que são profissionais tão especiais e fundamentais. A preocuapção primordial deste grupo é o atleta. Temos que preparar nossos atletas de forma exemplar para que toda a festa dos Jogos Rio 2016 para nós e não para os outros – disse.
O biomecânico Paulo Cesar Marinho abriu o ciclo de palestras mostrando a eficácia das análises para os principais nadadroes brasileiros e comparando o trabalho realizado no ano que passou com o que foi decidido na reunião do Conselho de 2011.
- Atingimos resultados muito bons e conseguimos incrementar os equipamentos. As metas agora são dar consultoria aos treinadores, aumentar o número de clínicas para a natação de base e extender de forma gradativa as análises de competições aos finalistas das categorias júnior, juvenil e infantil – explicou.
Nos próximos dias serão analisados rankings, programa de provas, calendários, regulamentos de competições e outros temas. Assim como nos anos anteriores, na semana seguinte a realização da reunião do CTN, a ata com o que foi debatido na reunião do Conselho Técnico estará disponível neste portal, na aba ‘boletins’.
 
Eliana Alves
Fonte : CBDA

SEGUIDORES

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS

PRÓXIMA ETAPA DE MARATONAS AQUÁTICAS
A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas mudou de local. A travessia seria na praia de Periperi, mas devido a realização de eventos festivos no bairro ficará inviável a realização da prova no local. A etapa vai acontecer na praia de São Thomé de Paripe. Informações: 2ª ETAPA CAMPEONATO BAIANO DE ÁGUAS ABERTAS DIA: 29/04/2012 LOCAL: SÃO THOMÉ DE PARIPE Inscrições até: Quinta-feira, 19 de Abril de 2012 PROVAS: MIRIM / PETIZ / FESTIVAL / PRINCIPAL (4KM) FBDA Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!! -- Postado por DingSports

TOP 5 FEMININO E MASCULINO

TOP 5 FEMININO E MASCULINO
COPA DO MUNDO 10 KM

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

Histórico

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado. Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

Histórico no Brasil

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos, Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.


FONTE : BLOG TUDO SOBRE NATAÇÃO

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano

Ana Marcela e Allan Carmo vencem a última maratona aquática do ano
Já classificados para o Sul-Americano da modalidade, nadadora se sagra pentacampeã brasileira, enquanto atleta leva seu terceiro título na competição

Implosão da Fonte Nova - Falecimento do Clube Olímpico de Salvador

Foi prometido uma piscina de 50 metros no bairro de brotas dentro da FUNDEC , Bonocô e Até agora Nada ... Falta de Respeito com o povo Baiano que todo ano revela Ótimos Atletas no Senário Mundial da Natação.

13ª Edição - Especial de Aniversário - 1 ano EVOLUIR KIDS

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ

SUPER FINAL DO CIRCUITO CVC ESCOLAR 2011 EM ARACAJÚ
COLÉGIO SALESIANO DO SALVADOR CAMPEÃO DO CIRCUITO CVC DE NATAÇÃO ESCOLAR EM 2011 LEVA O TROFÉU INTERESTADUAL PARABÉNS AOS ALUNOS DO SALESIANO

VISUALIZAÇÃO DE PÁGINA

DINGSPORTS APRESENTA...

Minha foto
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Católica de Salvador . Treinador de Equipe de Natação Técnicista e professor de adaptação e iniciação ao meio aquático que a 20 anos presta serviço a sociedade com o intuito de concientizar a todos sobre a importância da prática nas diversas modalidades esportivas e principalmente aquáticas do nosso planeta como fonte maior de saúde,Paz e Alegria.

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'

Phelps reafirma aposentadoria após Londres: 'Eu amei muito o esporte'
Nadador americano diz que se prepara para os prováveis seis últimos meses de sua carreira para deixar as raias da forma como sempre sonhou

EDIÇÃO ESPORTES "EVOLUIR KIDS"

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO

Trofeu Enio Luis de Natação dia 03 de Setembro de 2011 BALIZAMENTO CLICAR NA FOTO
Será realizado nesse dia três de setembro no Clube dos 100 na cidade de santo Antônio de Jesus o 3º TROFÉU ENIO LUIS DE NATAÇÃO as 14 horas com a participação da maioria dos Clubes da Capital e Principalmente do Interior do Estado

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico

Renan, de 15 anos, vira promessa da natação após vencer problema físico
MAIS UM BAIANINHO RETADO E QUE VEM PARA BRIGAR EM ÁGUAS ABERTAS MUNDO Á FÓRA

MAR GRANDE 2011

ENTREVISTA

Telejornal Infantil Evoluir kids

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS ?

Você conhece as DUNAS DE STELLA MARIS  ?
Um parque Ecológico cheio de Aventuras em harmonia total com a Natureza. Venha passear com segurança e conheça mais essa proeza da BAHIA. PODIOSPORTS